Univates recebe pós-graduandos em Noite Cultural

Postado em 13/07/2018 16h38min e atualizado em 19/07/2018 16h37min

Por Nicole Morás

Mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação da Univates participam de disciplinas intensivas desde a última segunda-feira, 9. Oriundos de diversos estados do Brasil, eles participaram da Noite Cultural dos PPGs da Univates na última quinta-feira, 13, quando puderam conhecer a cultura gaúcha.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, professora Maria Madalena Dullius, o evento é um momento importante de integração entre os pós-graduandos, professores e funcionários. “Sabemos que muitos vêm de longe, então preparamos essa Noite Cultural para acolhê-los e para que possam conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura, nossos pratos típicos e compartilhar suas experiências enquanto estudantes de pós-graduação”, disse ela.

Thiago, Valdemar, Carlíria e Juçara

Nicole Morás

Na noite fria, foi a roda de chimarrão que aproximou os discentes. Do Maranhão, Valdemir Omena do PPG em Ensino, de São Paulo, Thiago Petermann do PPG em Ensino de Ciências Exatas, do Piauí, Carlíria Fumeiro do PPG Ensino e, de Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), Juçara Giglielmi do PPG em Ensino de Ciências Exatas compartilharam o mate oferecido pela Ervateira Ximango.

Omena explica que ele descobriu o doutorado do PPGEnsino pela internet e aproveita a oferta de disciplinas intensivas. Agora ele realiza seu segundo período de estudos na Instituição. “Minha formação é em Administração e aproveitei-a para fazer uma pesquisa voltada ao ensino e empreendedorismo”, explica ele.

Depois do jantar típico, a primeira prenda do Rio Grande do Sul, Jéssica Thaís Herrera, do CTG Tropilha Farrapa,  e a 1ª Prenda Juvenil da 24ª Região Tradicionalista, Maiara da Rosa, do CTG Erva-Mate - Venâncio Aires, falaram sobre o tradicionalismo. Em seguida, houve apresentação de dança gauchesca com o CTG Tropilha Farrapa.

Inscrições abertas

A Univates recebe inscrições para os Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Ensino, Ensino de Ciências Exatas, Sistemas Ambientais Sustentáveis e Biotecnologia. Interessados devem se inscrever de forma on-line nos sites dos programas até 31 de agosto, exceto para o PPGSAS, que recebe inscrições até 19 de outubro. Saiba mais aqui.