Professores dos PPGs participam de Congresso na Colômbia

Postado as 2018-10-18 11:19:07

Por Leonardo Seibel

Divulgação

Entre os dias 10 e 12 de outubro os professores Marli T. Quartieri, Eniz C. Oliveira e José Claudio Del Pino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e do Mestrado em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates, participaram do VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias, realizado em Bogotá, na Colômbia.

O objetivo do evento foi discutir a formação de professores de Ciências para a consolidação de sociedades sustentáveis e a articulação entre ciência e cultura nos processos de formação do cidadão. O Congresso reuniu docentes dos diversos níveis de ensino das áreas de Física, Química, Biologia e Matemática que atuam em instituições da América Latina, como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e México, e em instituições espanholas e portuguesas.

Os docentes da Univates apresentaram trabalhos socializando resultados decorrentes de pesquisas das quais participam na Universidade e de dissertações e/ou teses orientadas por eles.

A professora Marli, que contou com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), apresentou dois trabalhos na forma de comunicação oral, intitulados “Física e Pão de Queijo Mineiro: ensinar e aprender através do meio sociocultural do aluno” e “Simulações computacionais e a metacognição no ensino de Física”.

A professora Eniz, que teve apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), apresentou, na forma de comunicação oral, os trabalhos “Contribuições da perspectiva CTS para formação profissional em um curso superior de química” e “CTS nos livros didáticos de química do PNLD brasileiro”.

Também com apoio da Fapergs, o professor José Cláudio, apresentou o pôster “Concepções de professores indígenas em formação sobre o ensino de química” e a comunicação oral “Escolas Sustentáveis: o papel do professor na construção do currículo escolar”.

A professora Marli salienta que as discussões e reflexões que ocorreram no evento fomentaram ideias para as disciplinas ministradas nos dois Programas de Pós-Graduação e incluíram novas ações nas pesquisas dos docentes. “Foi um momento de troca de experiências e de intercâmbio entre os pesquisadores das diversas instituições que participaram do evento”, completa.