Professores e estudantes participam da III Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais

Postado as 19/11/2018 11:20:08

Por Leonardo Seibel

Nos dias 13 e 14 de novembro, a Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou a III Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais, evento que reuniu o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da UPF, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates e o Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico (PPGEnCT) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI).

O evento foi realizado com o  objetivo de apresentar, avaliar e validar produtos educacionais relacionados a práticas educativas desenvolvidas no contexto escolar nas áreas de Física, Química, Biologia, Matemática e áreas afins.

Durante a mostra, professores das redes de ensino, estudantes de graduação, docentes e discentes dos programas de pós-graduação, especialmente os vinculados aos mestrados profissionais, tiveram a oportunidade de discutir os produtos educacionais associados a suas práticas pedagógicas. O evento contou com palestras, bancas de validação de produtos educacionais, mesa-redonda e apresentações orais.

Os professores do PPGECE da Univates Marli Teresinha Quartieri, Italo Gabriel Neide e Miriam Inês Marchi participaram como avaliadores das bancas de validação dos produtos educacionais que foram apresentados durante o evento.

Divulgação

No dia 14, o professor Italo participou da mesa-redonda “Produtos educacionais e seu papel na qualificação da educação básica”, na qual apresentou a sistemática e a forma de organização dos produtos educacionais do PPGECE da Instituição.

Já a aluna egressa do PPGECE Fernanda Teresa Moro apresentou, na forma de relato de experiência, o trabalho “Transferência de energia térmica: uma proposta integrando atividades experimentais e simulações computacionais para o Ensino Médio”, que foi resultado de sua dissertação no mestrado, sob orientação do professor Italo e coorientação da professora Márcia Jussara Hepp Rehfeldt.

A também aluna do PPGECE Greice Daniela Wilges apresentou, na forma de pôster, o trabalho que está desenvolvendo para sua dissertação, intitulado “O uso do software Sketchup nas aulas de geometria”.

A mostra possibilitou a troca de experiências em relação aos produtos educacionais desenvolvidos pelos discentes presentes no evento, buscando discutir formas de melhorias para a organização e socialização dos resultados dos materiais, que são o foco e objetivo dos mestrados profissionais.