Pesquisa do PPGECE estimula estudantes da educação básica a projetar sala de espera

Postado as 22/04/2019 14:34:58

Por Nicole Morás

Possibilitar que os estudantes participem de ações pedagógicas em condições reais torna o aprendizado mais significativo. Por isso, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates os mestrandos são estimulados a trabalhar com inovações pedagógicas. No caso da mestre pelo programa Marglis Rech, a ideia foi trabalhar a geometria em situações do cotidiano com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola de Santa Cruz do Sul.

Em contato com a responsável pelo ambiente do hospital com o qual iríamos trabalhar, tomamos conhecimento da necessidade de revitalização de um espaço na pediatria. Então decidimos realizar um projeto de revitalização da sala de espera, já que o projeto permitiria trabalhar os conteúdos geométricos correspondentes ao 8º ano do ensino fundamental e os valores humanos que a escola desenvolve com os alunos no decorrer de sua formação
Marglis Rech, mestre pelo PPGECE

Divulgação

Marglis conta que os estudantes analisaram as necessidades do ambiente e mediram comprimento, largura e altura do espaço para construir o projeto.

“A partir das informações coletadas, deu-se início à construção dos projetos em sala de aula, utilizando o software Sweet Home 3D, no qual os alunos elaboraram propostas para revitalização do espaço. No projeto os alunos usaram conteúdos geométricos de perímetro, área e escala, necessários para reorganização e replanejamento do espaço hospitalar com o intuito de deixá-lo mais agradável e melhor atender a comunidade que o utiliza”, descreve.

Divulgação

Após essa etapa, um engenheiro ministrou palestra aos estudantes sobre a construção do projeto e as necessidades do ambiente. “Após a palestra, os projetos foram reestruturados conforme as orientações do engenheiro. Elaborados os projetos, os alunos fizeram pesquisa em lojas da cidade para elaborar os orçamentos e apresentaram a proposta de viabilização do projeto para uma banca avaliadora composta de dois engenheiros, dois professores de Matemática e três representantes do hospital”, afirma a mestra.

Nas propostas de revitalização desenvolvidas pelos alunos do 8º ano foram explorados conteúdos geométricos e realizados cálculos envolvendo custos, bem como o uso do software Sweet Home 3D. “Foi possível perceber o envolvimento e o interesse dos alunos no decorrer das atividades. Ocorreu uma melhoria significativa na motivação deles para a aprendizagem. Após a experiência, os estudantes mostraram-se mais críticos, elaboraram questionamentos e levaram para a aula de Matemática situações do seu cotidiano. Eles também atentaram para os valores dos materiais e serviços a serem usados na reorganização do espaço para que o projeto fosse viável e pudesse ser colocado em ação”, analisa Marglis.

A mestra acrescenta que, sabendo da viabilidade do projeto, os alunos foram além da construção da proposta: eles promoveram um almoço para a comunidade escolar e juntaram fundos para a revitalização da sala de espera. O almoço foi organizado por estudantes, e os valores arrecadados foram revertidos para o hospital, que iniciou a obra de revitalização da sala de espera da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal e Pediátrica com base nas propostas dos estudantes.

Regime intensivo

O PPGECE pode ser realizado no regime intensivo. Com essa modalidade, os acadêmicos podem frequentar disciplinas intensivas nos meses de janeiro e julho e realizar suas pesquisas na cidade de origem. As atividades do regime intensivo ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min nos meses de janeiro e julho. Saiba mais sobre o PPGECE em www.univates.br/ppgece, pelo e-mail ppgece@univates.br ou pelos telefones (51) 3714-7058 ou 3714-7000, ramal 5617.