Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pensando em seguir carreira acadêmica? Conheça os programas de mestrado e doutorado oferecidos em nossa Universidade

Postado as 26/11/2020 08:43:19

Por Lais Pontin Matos e Vinícius Mallmann

Já pensou em seguir carreira acadêmica e se tornar professor em uma universidade de ponta? Ser pesquisador e contribuir para a ciência na sua área de interesse? Pois saiba que, para ajudar a tirar seu sonho do papel, a Univates conta com seis Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrados e doutorados), que buscam formar profissionais capazes de gerar e disseminar novos conhecimentos tecnológicos e científicos. Conhecendo os cursos que nossa Instituição oferece, você certamente irá se identificar com aquele que lhe proporcionará futuras conquistas: 

Tuane Eggers

 

Mestrado e doutorado: entenda a diferença entre essas duas modalidades de pós-graduação

Considerado um curso analítico e de pesquisa, o mestrado acadêmico é voltado ao âmbito acadêmico, a pesquisas e novos conhecimentos para a ciência, oportunizando também formação docente. Durante dois anos, o estudante é acompanhado por um professor orientador, que o auxilia na elaboração de uma dissertação sobre um tema de seu interesse. Para obter o título de mestre, o pós-graduando deve, ao final do curso, apresentar e defender seu trabalho perante uma banca examinadora.

O mestrado profissional, que também tem duração de dois anos, busca capacitar pessoas com estudos e conceitos que lhes permitam transferir o conhecimento técnico-científico para o mercado de trabalho (e não apenas no ramo da docência). 

O doutorado acadêmico é um curso que dura quatro anos e tem foco na área de pesquisa. Possui um nível de aprofundamento maior do que o mestrado. Para obter o título de doutor, o acadêmico precisa, ao final da pós-graduação, apresentar e defender sua tese (que deve expor um novo ponto de vista a respeito de um tema) perante uma banca examinadora.

O doutorado profissional foca em estreitar os laços entre a universidade e o setor produtivo.

Ana Amélia Ritt

  1. Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) - mestrado profissional 


O PPGSAS pretende formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal nas áreas de tutela jurídica ambiental e sustentabilidade da cadeia produtiva.

  1. Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) - mestrado e doutorado acadêmicos


O PPGAD, da área das ciências ambientais, objetiva promover visão integrada da questão ambiental em suas perspectivas históricas, econômicas, sociais e ecológicas por meio do desenvolvimento e da aplicação de tecnologias e metodologias voltadas à solução de problemas ligados ao ramo ambiental.

  1. Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) - mestrado acadêmico


O PPGCM objetiva formar recursos humanos qualificados, capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados às ciências médicas e biomédicas, com visão integrada a partir da perspectiva translacional das condições de saúde-doença.

Tuane Eggers

  1. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) - mestrado e doutorado profissionais

O PPGECE pretende formar profissionais multidisciplinares que busquem inovar as práticas pedagógicas por meio da exploração e qualificação de diferentes tecnologias educacionais e sociais. 

  1. Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) - mestrado e doutorado acadêmicos

O PPGEnsino pensa a educação como um processo que não se conclui, pois, se a sociedade, a ciência e a tecnologia modificam-se constantemente, há necessidade de adequar-se às novas exigências oriundas dessas mudanças. Proporciona a qualificação da formação docente para atuação no sistema educacional em todos os níveis de ensino.

 

  1. Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) - mestrado e doutorado acadêmicos

Por meio das áreas de concentração Biotecnologia Agroalimentar e Biotecnologia em Saúde, o PPGBiotec objetiva formar recursos humanos qualificados, capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados à biotecnologia nos ramos de produção de alimentos e saúde humana e animal, com visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas. 

Nicole Morás

Para se inscrever no PPGCM 

Com inscrições até 15 de dezembro, o processo seletivo do PPGCM oferece 20 vagas para o mestrado. As inscrições podem ser realizadas pelo site univates.br/ppgcm/. A seleção ocorrerá durante o mês de dezembro, com início das aulas em abril de 2021.

O processo de seleção consiste em uma entrevista por videoconferência com uma banca composta por professores do PPGCM, análise do currículo e um breve pré-projeto de pesquisa. Podem se candidatar graduados nas diversas áreas da saúde, como Medicina, Psicologia, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Odontologia, Ciências Biológicas, Nutrição e Educação Física, e também em outras áreas do conhecimento. O edital completo pode ser conferido no site www.univates.br/editais

 

Para se inscrever no PPGBiotec 

O PPGBiotec disponibiliza 12 vagas para doutorado e 32 para mestrado. As inscrições podem ser realizadas até dia 5 de janeiro pelo site univates.br/ppgbiotec. Os editais completos podem ser conferidos em https://bit.ly/edmestrado (para mestrado) e https://bit.ly/eddoutorado (para doutorado). 

Notícias Relacionadas