Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Univates apresenta pesquisas publicadas em revistas científicas na última semana

Postado as 26/08/2021 11:05:53

Por Lucas George Wendt

O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas. 

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individuais. 

Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes serão destacados no site da Instituição. 

Confira o que a Univates publicou de 14 a 22 de agosto de 2021.

Título do artigo: O Grupo de Pesquisa Tecnologias no Ensino e Atividades Experimentais: possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Univates

Autores: Italo Gabriel Neide, Maria Madalena Dullius, Marli Teresinha Quartieri, Andréia Spessatto De Maman, Ana Paula Krein Muller e Geovana Luiza Kliemann 

Revista científica: Revista Insignare Scientia 

Do que trata a pesquisa científica: no trabalho é apresentado de forma geral o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates. Após a exposição da área de concentração e das linhas de pesquisa, são apresentados os quatro macroprojetos que constituem os quatro grupos de pesquisa do PPGECE e sua descrição. Em seguida, é dada ênfase a um grupo específico, o “Tecnologias no Ensino e Atividades Experimentais: possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas”, apresentando seus aportes teóricos e as metodologias de pesquisa e de ensino utilizadas. Para compreender com propriedade como esse grupo realiza a construção do conhecimento científico, apresentam-se de forma sintética três teses de doutorado que foram desenvolvidas pelo grupo. Ao final, são apresentados quantitativos gerais do grupo e seu possível impacto na sociedade. 

Vinculação: PPGECE

Publicado quando: agosto de 2021

Título do artigo: Método de evaluación del pensamiento computacional y alfabetización en código / Método de avaliação de pensamento computacional e alfabetização em código 

Autores: Walkiria Helena Cordenonzi e José Claudio Del Pino

Revista científica: Praxis & Saber

Do que trata a pesquisa científica: o artigo apresenta um método de avaliação do pensamento computacional para indivíduos adultos. Por meio do estudo de caso e da análise qualitativa dos resultados, verificou-se que 25% dos participantes alcançaram o status de alfabetizados em códigos e 12,5%, de pensador computacional desconectado.

Vinculação: PPGECE

Publicado quando: agosto de 2021

Título do artigo: Influência das cultivares de videiras (Vitis vinifera L.) e do sistema de condução sobre a acarofauna

Autores: Rita T. L. da Silva, Amália L. W. Berté, Gabriel L. Bizarro, Angelica Sulzbach, Vinicius L. da Silva, Noeli J. Ferla, Guilherme L. da Silva e Liana Johann

Revista científica: Entomological Communications 

Do que trata a pesquisa científica: o Sul do Brasil é o maior produtor de uvas, porém essa produção é afetada pelo clima e por herbívoros como os fitófagos ácaros. O objetivo do trabalho foi associar a fauna de ácaros aos porta-enxertos das cultivares nos municípios de Bento Gonçalves e Garibaldi, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec)

Publicado quando: agosto de 2021

Título do artigo: Evaluation of the activity of filamentous fungi isolated from soils of the Pampa biome applied in the biological control of Tetranychus urticae (Acari: Tetranychidae) and Polyphagotarsonemus latus (Acari: Tarsonemidae) / Avaliação da atividade de fungos filamentosos isolados de solos do bioma Pampa aplicada no controle biológico de Tetranychus urticae (Acari: Tetranychidae) e Polyphagotarsonemus latus (Acari: Tarsonemidae) 

Autores: Deise Schossler de Souza, Amanda Ianael Barth, Amália Luisa Winter Berté, Gabriel Lima Bizarro, Daiane Heidrich, Guilherme Liberato da Silva, Liana Johann e Mônica Jachetti Maciel

Revista científica: Experimental and Applied Acarology 

Do que trata a pesquisa científica: Tetranychus urticae Koch e Polyphagotarsonemus latus Banks são espécies de ácaros consideradas capazes de atingir níveis de praga, danificando uma variedade de culturas agrícolas. O bioma Pampa é caracterizado pela alta biodiversidade, que abriga principalmente a diversidade microbiana, o que evidencia seu potencial para o desenvolvimento de microrganismos que podem fornecer controle biológico de artrópodes. Portanto, o estudo confirma a viabilidade de alguns desses fungos como agentes de controle biológico de ácaros, o que implica na importância de novos prospectos com outras espécies de fungos, considerando a riqueza de recursos do bioma Pampa, ou mesmo a necessidade de testes em concentrações mais elevadas. 

Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM), Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) e Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec)

Publicado quando: agosto de 2021

Título do artigo: Contributions to improve sustainability conditions in gemstone benefiting companies / Contribuições para melhorar as condições de sustentabilidade em gemas beneficiando empresas 

Autores: Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, Júlia Elisabete Barden e Simone Stülp 

Revista científica: Brazilian Journal of Environmental Sciences

Do que trata a pesquisa científica: a cadeia produtiva de gemas e joias tem sido uma importante fonte de renda e geração de empregos em diversas regiões do Brasil. No entanto, às vezes, suas atividades não foram desenvolvidas em um contexto ambientalmente correto e sustentável. Nesse sentido, o artigo busca investigar indicadores e propor um quadro de indicadores para avaliar e monitorar as condições de sustentabilidade das empresas que processam gemas.

Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD)

Publicado quando: agosto de 2021

Título do artigo: Understanding the role of mTOR-mLst8 binding through coarse-grained simulation approaches / Compreendendo o papel da ligação mTOR-mLst8 por meio de abordagens de simulação de granulação grossa

Autores: Roger Kist, Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers e Rafael Andrade Caceres

Revista científica: Molecular Simulation 

Do que trata a pesquisa científica: a quinase denominada Alvo Mecanístico da Rapamicina (mTOR) pertence a uma complexa rede de vias responsável por muitos mecanismos fisiológicos, respostas a múltiplos fatores, sendo geralmente desregulada em vários tipos de doenças. Estudos in vitro apoiam a ideia de que a ligação letal de mamíferos com a subunidade da proteína SEC13 8 (mLst8) em mTOR é necessária para iniciar o processo de fosfotransferência da quinase. Assim, a subunidade mLst8 é importante para a regulação do complexo mTOR, mas sua função, especialmente no sítio catalítico, precisa ser definida. Além disso, a contribuição de mLst8 para o desenvolvimento e controle de patologias, particularmente aquelas em que as vias mTOR parecem desreguladas, permanece sem solução ou com poucos dados disponíveis e pode ser um passo importante para desenvolver novas estratégias evitando a superexpressão dessa via. No estudo, empregou-se a simulação de dinâmica molecular de granulação grossa para analisar o comportamento do sítio catalítico mTOR quando a subunidade mLst8 está associada ou não, fornecendo informações sobre a importância da interação mTOR-mLst8 para o mecanismo de quinase.

Vinculação: PPGBiotec 

Publicado quando: agosto de 2021

Título do artigo: Influence of coupling agent on post-consumption polypropylene composites reinforced with malt bagasse fibers / Influência do agente de acoplamento em compósitos de polipropileno pós-consumo reforçados com fibras de bagaço de malte

Autores: Daniela Stefani, Marcos Aurélio Dahlem Júnior, Edson Luiz Francisquetti, Fernando da Silva dos Reis, Cleide Borsoi, Betina Hansen e André Luis Catto

Revista científica: Journal of Composite Materials 

Do que trata a pesquisa científica: o objetivo do trabalho foi avaliar a influência do uso de agente de acoplamento (AC) nas propriedades de compósitos termoplásticos produzidos a partir de polipropileno pós-consumo (rPP) e fibras de bagaço de malte (MB) da indústria cervejeira. 

Vinculação: área de Ciências Exatas e Tecnológicas (CEE)

Publicado quando: agosto de 2021

Saiba mais sobre as publicações científicas 

Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores – o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem. 

As pesquisas científicas podem estar vinculadas a projetos de pesquisa, que seguem as diretrizes institucionais para produção do conhecimento científico, e aos Programas de Pós-Graduação – nesses espaços, em geral, ligadas ao trabalho dos pesquisadores docentes da Univates ou ao trabalho dos mestrandos e doutorandos –, ou também podem ser desenvolvidas nos cursos de graduação como requisito para obtenção dos títulos de bacharel, licenciado ou tecnólogo. 

Lucas George Wendt

Logo ods