Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPGECE

EN ES PT

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Tendências no Ensino

Coordenação: Prof. Dra. Maria Madalena Dullius

Pesquisadores:

Ítalo Gabriel Neide

Marli Teresinha Quartieri

Miriam Inês Marchi


Bolsistas:

3 Bolsistas de Iniciação Científica - Universidade do Vale do Taquari - Univates

2 Bolsistas de Iniciação Científica - CNPq e FAPERGS


Órgãos Financiadores:

Universidade do Vale do Taquari - Univates

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq


Resumo:

Estudos apontam que a metodologia dominante no contexto do ensino ainda é a aula expositiva, mas os recursos hoje disponíveis permitem ir além, as necessidades indicam para outras possibilidades, os alunos são outros e, neste sentido pretendemos fomentar e explorar diferentes tendências que possam auxiliar no processo de ensino; analisar as dificuldades e potencialidades do uso de diferentes tendências em sala de aula; estruturar, explorar e discutir propostas de ensino. A pesquisa aborda os temas Tecnologias no Ensino e Atividades Experimentais. Para a coleta de informações, faremos estudos teóricos e coletaremos dados empíricos utilizando instrumentos que serão elaborados para este fim: questionário, entrevistas, dissertações, teses, entre outros considerados relevantes pela equipe de pesquisa. Esperamos que os resultados obtidos possam ser discutidos e socializados com professores e futuros professores para contribuir com a melhoria do processo educacional da região e do país.

Sub projetos
Coordenação: Prof. Dra. Marli Teresinha Quartieri
Pesquisador(a):

Marli Teresinha Quartieri
Miriam Inês Marchi
Italo Gabriel Neide

Maria Madalena Dullius


Voluntários(as):

2


Bolsistas:

5


Mestrandos:

2


Doutourandos:

6


Fontes Financiadoras:

CNPq


Resumo:

O projeto de pesquisa intitulado “Atividades experimentais e simulações computacionais: possibilidades de despertar o gosto pelas Ciências Exatas na Escola Básica” tem por objetivo investigar as implicações do envolvimento de professores e de alunos da Educação Básica em atividades de experimentação e de simulação computacional para os processos de ensino e de aprendizagem de disciplinas da área de Ciências Exatas. Esta pesquisa científica se caracteriza como qualitativa e pretende seguir pressupostos da pesquisa-ação. Serão desenvolvidas duas ações: cursos de formação continuada e o evento denominado Aprender Experimentando. Os cursos de formação continuada serão destinados para professores da Educação Básica com o objetivo de explorar e problematizar experimentos interativos e simulações computacionais na área de Ciências Exatas os quais poderão ser desenvolvidos na prática pedagógica. O evento Aprender Experimentando proporcionará oportunidade aos participantes de serem cientistas por algumas horas, pois serão convidados a manipular, observar, analisar, explicar, interpretar, prever e compreender experimentos. Durante estas ações serão realizados questionários, entrevistas e filmagens para coleta de dados. Também serão coletados materiais produzidos nas aulas dos professores participantes da formação continuada. Os dados emergentes destes instrumentos serão analisados a luz de referenciais teóricos. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem na área de Ciências Exatas na Educação Básica, bem como fomentar o gosto por esta área e despertar o espírito científico.

Inscreva-se
Nos envie sua dúvida.
*Erro: Todos os dados devem ser preenchidos
Sua mensagem foi enviada com sucesso!