Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPGECE

EN ES PT

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Processos de Ensino e de aprendizagem em Ciências

Coordenação: Prof. Dra. Miriam Ines Marchi

Pesquisadores:

José Claudio Del Pino

Eniz Conceição Oliveira


Voluntários(as):

2


Bolsistas:
7 Bolsistas de Iniciação Científica

Mestrandos:

2


Doutorandos:
4

Órgãos Financiadores:

FUVATES

CNPq

FAPERGS


Resumo:
Nesta investigação se pretende fazer uma apropriação da concepção de construção de conhecimento numa perspectiva teórica construtivista para dar continuidade aos estudos sobre a criatividade como elemento constituidor de um aparato cognitivo que alicerça tais construções. As ações envolvem professores e alunos da escola de nível básico objetivando- se a ampliação das informações obtidas em outros projetos, e a divulgação dos resultados por um processo de formação continuada dos professores. Busca-se neste projeto o aprofundamento das compreensões dos processos de ensinar e aprender química e ciências, e para tal se propõe analisar, de forma processual, aspectos da aprendizagem de conceitos fundamentais da química e da área das ciências. Serão utilizadas atividades de aprendizagem organizadas a partir de diferentes estratégias, como a resolução de problemas em papel e lápis, em atividades experimentais de laboratório e em ações desenvolvidas em ambientes de aprendizagem mediados por recursos de informática. É objetivo do projeto, a análise de material didático impresso e digitalizado que envolve os livros didáticos de química do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). Também, a análise da usabilidade em contexto escolar do objeto de aprendizagem PensaQui, o qual é mediado pelo uso do computador e que permitirá avaliar condições vinculadas à criatividade no processo de aprender química e conceitos fundamentais das ciências, ação que pressupõe a utilização de recursos de informática nesta área do conhecimento.
Inscreva-se
Nos envie sua dúvida.
*Erro: Todos os dados devem ser preenchidos
Sua mensagem foi enviada com sucesso!