Ciência, tecnologia e conhecimento ganham destaque em junho

Postado em 13/03/2017 13h35min

Por Nicole Morás

Nos dias 1º e 2 de junho, a Univates realiza o I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento – um evento que reúne três eventos que até então ocorriam de forma independente: o Salão de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação (Sicti), o Salão de Extensão (SE) e a Mostra da Pós-Graduação.

De acordo com a coordenadora de pesquisa da Instituição e membro da comissão organizadora, professora Márcia Rehfeldt, os participantes poderão conhecer estudos, pesquisas e projetos de extensão em desenvolvimento na Univates, assim como em outras instituições de ensino do Brasil e também em instituições da Alemanha e de Portugal. “Entendemos que as discussões e trocas de experiências possam auxiliar na mediação de conhecimentos técnico-científicos e humanísticos do público-alvo envolvido no evento, contribuindo, assim, na consolidação da missão da Univates”, afirma ela.

Para proporcionar ao Congresso enfoque internacional, participam do evento pesquisadores de Portugal, da Alemanha e do Brasil, que apresentarão um panorama do desenvolvimento das pesquisas nesses países. Assim, pesquisadores e alunos poderão visualizar diferentes formas de desenvolver projetos de inovação científica e tecnológica. O evento contemplará explanações dos pesquisadores internacionais e relatos das pesquisas que estão sendo desenvolvidas na Univates, além das tradicionais sessões de apresentações orais dos bolsistas de iniciação científica, tecnológica e de inovação, dos participantes do Salão de Extensão e dos alunos dos cursos de pós-graduação stricto sensu.

A programação inicia no dia 1º de junho com cerimônia de abertura, seguida da discussão “Pesquisa: estudo comparativo de pesquisas realizadas no Brasil, Portugal e Alemanha”, com a participação dos professores doutores Rui Filipe Pinto Pedrosa – Portugal; Dieter Uhl – Alemanha; Susana Paula Graça Carreira – Portugal; Maria Madalena Dullius, pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates; e Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, coordenadora de pesquisa da Univates.

A programação completa do evento e mais informações estão disponíveis em www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail congressointernacional@univates.br.

Saiba mais
O I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento da Univates visa a integrar pós-graduação stricto sensu, bolsistas e voluntários de iniciação científica e/ou tecnológica, bolsistas e voluntários de projetos de extensão, professores, pesquisadores e comunidade externa. Os participantes poderão conhecer estudos, pesquisa e extensão em desenvolvimento na Univates, em outras instituições de ensino do Brasil e em diferentes áreas do mundo, além da troca e compartilhamento de experiências.

Submissão de trabalhos
A submissão de trabalhos ocorre até o dia 31 de março nas modalidades Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa, nos seguintes eixos temáticos: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Linguística, Letras e Artes. A submissão de trabalhos é gratuita para estudantes da Univates; para estudantes de outras instituições o valor é de R$ 38,00.

Texto: Nicole Morás

Lucas George Wendt