Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates recebe recurso para investimento em infraestrutura de pesquisa

Postado em 05/06/2018 10h33min e atualizado em 07/06/2018 15h21min

Por Nicole Morás

Elise Bozzetto

Para que o desenvolvimento científico e tecnológico e a formação de recursos humanos sejam possíveis, também é necessária uma infraestrutura de laboratórios e equipamentos que possibilitem a pesquisa. Pensando nisso, a Univates submeteu o projeto “Modernização de Infraestrutura Física para a Consolidação dos Programas de Pós-Graduação da Univates” à chamada pública Proinfra 02/2014 do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O projeto foi aprovado em dezembro de 2017 e a Instituição começou a receber parte da verba de R$ 406.648,50 no último mês.

Prof. Claucia Fernanda Volken de Souza

Elise Bozzetto

De acordo com a professora Claucia Fernanda Volken de Souza, o valor será investido na compra de dois equipamentos: um liofilizador de bancada e um cromatógrafo gasoso com detector de massas e injetor automático. “Os equipamentos a serem adquiridos possibilitam aos Programas de Pós-Graduação da Univates um incremento do seu processo de formação e construção de conhecimento, permitindo que com a utilização dos equipamentos a produção científica seja qualificada e sejam gerados resultados não somente acadêmicos, mas também aplicáveis à realidade regional, nacional e global”, explica ela. Claucia acrescenta que os equipamentos também atendem a segmentos vinculados ao desenvolvimento regional, como produção, conservação ambiental e ensino. “Com isso, é possível gerar vantagens de cunho científico, tecnológico e de formação de recursos humanos”, afirma ela.

Serão beneficiados com o investimento os Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), em Biotecnologia (PPGBiotec), em Ensino (PPGEnsino) e em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE).

Saiba mais - os equipamentos

Liofilizador de bancada: é um equipamento que retira a água e outros solventes de produtos congelados por meio de um processo de sublimação, ou seja, a água congelada no produto é transformada em vapor sem passar pelo estado líquido. Esse processo auxilia a preservar características de produtos e conservar materiais, entre outras aplicações. O liofilizador é utilizado para preparações de moléculas bioativas, alimentos e amostras ambientais de diferentes origens para subsequentes processos de identificação e caracterização.

Cromatógrafo gasoso com detector de massas e injetor automático: é um equipamento que permite analisar diversos compostos de uma amostra em interação com um gás. Sua aplicação na área ambiental permitirá a determinação de contaminantes em águas, efluentes, resíduos industriais de diferentes origens e lodo. Na área de alimentos o equipamento será utilizado na determinação da concentração de diferentes nutrientes, como aminoácidos, ácidos graxos e açúcares; na avaliação de atividade enzimática e na definição da concentração de contaminantes orgânicos.