Univates e Ulbra realizam seminários de pesquisa sobre programas de pós-graduação

Postado as 2018-10-24 13:38:33

Por Leonardo Seibel

No último dia 5 de outubro, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) sediou o 1º Seminário de Pesquisa Ulbra/Univates, que envolveu o Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Matemática (PPGECIM) da Ulbra e os Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates. O evento foi realizado com o objetivo de discutir e refletir sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas nos programas de pós-graduação das duas universidades. No dia 23 de novembro, os alunos do PPGECIM da Ulbra virão até a Univates apresentar suas pesquisas para estudantes e professores da Instituição.

Conforme a professora e coordenadora do PPGECE, Marli Teresinha Quartieri, participar desse tipo de atividade traz um olhar diferente sobre cada trabalho desenvolvido, devido à troca de experiências com os alunos da Ulbra. “Foi excelente a participação dos nossos alunos, que apresentaram suas pesquisas e receberam ideias para aperfeiçoamento e continuidade do trabalho”, comenta.

Divulgação

Quem participou do seminário foi a doutoranda em Ensino Geovana Luiza Kliemann, que apresentou sua pesquisa sobre atividades experimentais para o Ensino de Ciências para professores de anos iniciais. Geovana destaca o fato de o evento ser mais “intimista”, pois criou um clima acolhedor e descontraído entre os participantes, que puderam dialogar melhor sobre cada trabalho. “Foi uma importante oportunidade para socializar as primeiras ideias da minha pesquisa, que geralmente é realizada de forma um tanto solitária, sendo as ideias discutidas apenas com os orientadores”, explica.

Ela relata que esse evento permitiu expor e discutir sobre a pesquisa, algumas ações metodológicas e referencias teóricos que vêm auxiliando no seu estudo. “Além disso, foi possível conhecer o trabalho dos nossos colegas da Univates, dos quais fiquei bastante orgulhosa pela qualidade das pesquisas em desenvolvimento, agregando novas visões e reflexões para a minha pesquisa, bem como reafirmando a qualidade do ensino proposto pela nossa instituição”, completa.

Confira os trabalhos apresentados por alunos da Univates:

- Alfabetização científica em espaços não formais de ensino e aprendizagem – Simone Beatriz Henckes (Mestranda em Ensino – PPGEnsino)

- As contribuições da espiral investigativa para o desenvolvimento da alfabetização científica em crianças do 3º ano do Ensino Fundamental – Mateus Lorenzon (Mestrando em Ensino – PPGEnsino)

- Tibuns com/no MAR (Museu de Arte do Rio) - Mediação e aprendizagem em um espaço poroso – José Alberto Romana Diaz (Mestrando em Ensino – PPGEnsino)

- Práticas de gênero no currículo do Ensino Superior – Inauã Weirich Ribeiro (Mestranda em Ensino – PPGEnsino)

- Ressignificando a lógica de programação: a utilização do software Scratch em um curso Técnico em Informática – Diego Berti Bagestan (Mestrando em Ensino de Ciências Exatas – PPGECE)

- Atividades experimentais para o ensino de Ciências Exatas: formação continuada de professores dos anos iniciais – Geovana Luiza Kliemann (Doutoranda em Ensino – PPGEnsino)

- Produção de objetos digitais de ensino e de aprendizagem potencialmente significativos: limites e possibilidades – Adriano Edo Neuenfeldt (Doutorando em Ensino – PPGEnsino)