Projeto da Univates aborda população “esquecida” na colonização do Vale do Taquari

Postado as 10/12/2018 13:24:26

Por Natália Bottoni

Artur Dullius

Os sobrenomes revelam muito da história de cada um. É a famosa pergunta: “Qual é a sua descendência?”, e a resposta: “Italiana”, “Alemã”, “Portuguesa”, seja qual for. Aprende-se nas escolas sobre a imigração europeia, e muitas vezes se esquece das populações que colonizaram o Vale do Taquari antes da chegada dos europeus.

Pela falta de dados e detalhes nos livros didáticos a respeito do tema e para tornar acessíveis à comunidade as pesquisas desenvolvidas na Univates, a Instituição realiza o projeto “Educação Patrimonial: dinâmicas da colonização humana no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul”. A proposta é voltada aos professores de Educação Básica das redes públicas municipal e estadual dos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério.

Este ano foram realizadas oito oficinas aos docentes, uma em cada município. Foram abordados os aspectos do povoamento pré e pós-contato com o europeu. “Recebemos feedback de docentes que estão usando o material e que relatam a ajuda na educação histórica dos alunos”, explica Marcos Rogério Kreutz, um dos integrantes da equipe do projeto e pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino).

Visibilidade às populações “esquecidas”

Os professores que atuam nas escolas de Educação Básica normalmente sentem dificuldade em encontrar informações sobre a história regional, o povoamento e a colonização do Vale do Taquari. O livro didático é a principal ferramenta utilizada em sala de aula, que tem carência nesse assunto. Outro obstáculo é a formação dos professores das séries iniciais, em sua grande maioria diplomados em Pedagogia. Normalmente eles não conhecem com mais profundidade o tema, tendo dificuldade em tratar do assunto.

Desde 2001 são desenvolvidas pesquisas na Univates sobre as etnias inclusas no processo de formação social, política e econômica do Vale. Os estudos abordam as sociedades que se estabeleceram na região até o século XIX. “O projeto surge para suprir uma lacuna regional. Há obras com foco na imigração europeia – portuguesa, alemã e italiana –, mas que não falam sobre os indígenas que se estabeleceram no Vale, os jesuítas e escravizados africanos, por exemplo”, conta Kreutz.

O projeto publicou um livro para dar visibilidade às populações que são geralmente “esquecidas”, mas que contribuíram para a formação social, econômica e política do Vale. A obra aborda a colonização dos períodos pré-colonial e colonial, a preservação da memória histórica regional e os patrimônios legados. “É o papel da Arqueologia e da História, entre outras ciências, disponibilizar ferramentas que auxiliem na compreensão da diversidade cultural, para diminuir as diferenças sociais e formar cidadãos mais justos e tolerantes”, reconhece o pesquisador.

Os professores precisam ter um material de apoio em que possam basear suas aulas. O livro não conseguiu abranger toda a história da região, pois é uma compilação de dados sobre o povoamento, mas pode ser usado na sala de aula. A obra reúne dissertações e artigos de pesquisadores vinculados ao Laboratório de Arqueologia do Museu de Ciências (MCN) da Instituição.

Como participar?

Divulgação

Não há custo para participar das oficinas e para receber o livro, uma vez que o projeto é vinculado ao PPGEnsino, ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e ao Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates (CMDPU/MCN). Ele é financiado pelo Pró-Cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura –, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O trabalho está sendo finalizado, porém quem tiver interesse em participar das atividades ou obter o livro pode entrar em contato pelo e-mail mrk@universo.univates.br. As ações podem ser acompanhadas pela página do projeto no Facebook: www.facebook.com/EducacaoPatrimonial.