Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Programas de Pós-Graduação geram conhecimento ao alcance da comunidade

Postado as 03/01/2019 11:33:21

Por Nicole Morás

O resultado das pesquisas realizadas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGs) é apresentado nas bancas, momento em que os trabalhos são defendidos pelo mestrando ou doutorando diante de professores doutores. O momento permite ao pós-graduando obter a titulação, após cumprir todos os pré-requisitos do Programa para isso.

As bancas são abertas a inscrições de interessados em assistir à apresentação - o que excepcionalmente não ocorre em casos em que há dados sigilosos. As bancas ocorrem em uma sala do Prédio 2 projetada especialmente para esse momento. Assim, interessados em assistir às bancas podem se inscrever gratuitamente pelo site www.univates.br/agenda/bancas, no qual também está disponível o calendário de defesas de dissertações e teses dos PPGs da Univates.

No segundo semestre de 2018, foram defendidos 40 trabalhos em cinco PPGs. Confira os trabalhos defendidos no segundo semestre de 2018 (Discente - Título - Orientador(a)):

Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis - PPGSAS

Dissertação:

Joice Inês Kist - MOTIVAÇÕES E DIFICULDADE NA AGROECOLOGIA: AÇÕES DE MELHORIAS PARA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS - Orientador: Dr. Marlon Dalmoro; Coorientador - Dr. Alexandre André Feil

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE

Dissertação:

Danilo do Nascimento de Jesus - O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DO 2º GRAU: O CASO DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA FEDERAL - Orientadora: Dra. Maria Madalena Dullius

Rosivaldo Carvalho Gama Júnior - A INDISSOCIAÇÃO DA ELETRICIDADE E DO MAGNETISMO POR MEIO DA INTEGRAÇÃO ENTRE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E COMPUTACIONAIS - Orientador: Dr. Italo Gabriel Neide

Rafael Pires Pinheiro - O ENSINO DE MATEMÁTICA NA GESTÃO DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS (EES): UMA APROXIMAÇÃO POR MEIO DA ETNOMATEMÁTICA - Orientadora: Dra. Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

Diego Berti Bagestan - RESSIGNIFICANDO A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SCRATCH EM UM CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA - Orientadora: Dra Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Nayara França Alves - A INTEGRAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA: UMA ABORDAGEM SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS FUNDAMENTADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - Orientador: Dr. Italo Gabriel Neide

Edicionina Marinho Gomes Oliveira - ESTUDO DA ISOMETRIA POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DO 6º AO 9º ANO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE AMARANTE DO MARANHÃO/MA - Orientador: Dr. Rogério José Schuck; Coorientadora - Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Lawrence Mota Galvão - INCLUSÃO DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - Orientador: Dr. Rogério José Schuck; Coorientadora - Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Mariana Baumhardt Souza - RELAÇÃO DE MENTORING COM UM GRUPO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADE DE INTEGRAR O ENSINO DE GEOMETRIA - Orientadora: Dra. Marli Teresinha Quartieri

Patrícia Santana de Argôlo - EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO - Orientadora: Dra. Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

Roniedison Scarpati - A INTEGRAÇÃO ENTRE ATIVIDADES COMPUTACIONAIS E EXPERIMENTAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA ELETRICIDADE - Orientadora: Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt; Coorientadora - Dra. Sônia Elisa Marchi Gonzatti

Artur Dullius

Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGENSINO

Dissertação:

Katiele Stefani Zotti - Utilização de recursos digitais para o ensino e a aprendizagem significativa da densidade e de Geometria Molecular no Ensino Médio - Orientadora: Dra. Eniz Conceição Oliveira

José Alberto Romaña Díaz - Tibuns com/no MAR (Museu de Arte do Rio) -  mediação e aprendizagem em um espaço poroso - Orientadora: Dra. Angélica Vier Munhoz

Lidia Catarina Weber - Metodologias Ativas no processo de ensino da Enfermagem: revisão integrativa - Orientadora: Dra. Suzana Feldens Schwertner

Adriano Barreira de Andrade - Metodologias Ativas no ensino de Ciências Contábeis: PBL - Problem Based Learning na disciplina Arbitragem e Perícia Contábil - Orientadora: Dra. Andreia A. G. Strohschoen

Sandra Regina Costa dos Santos - Formação continuada de professores no Curso Superior na modalidade EaD: (re)significação da prática pedagógica - Orientadora: Dra. Andreia A. G. Strohschoen

Mateus Lorenzon - A espiral investigativa como uma estratégia de desenvolvimento da Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental - Orientadora: Dra. Jacqueline Silva da Silva

Simone Beatriz Reckziegel Henckes - Alfabetização científica em espaços não formais de ensino e de aprendizagem - Orientadora: Dra. Andreia A. G. Strohschoen

Jakson Ferreira de Sousa - Uso do Geogebra no ensino de Matemática - Orientadora: Dra. Maria Madalena Dullius  

Aparecida Garcia Pacheco Gabriel - Práticas pedagógicas investigativas na Educação Infantil: o cotidiano de sala de aula de egressas do curso de Pedagogia da Faculdade de Alta Floresta/MT - Orientadora: Dra. Jacqueline Silva da Silva

Glauce Barros Santos - A integração curricular no Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo - Floriano/Piauí - Orientadora: Dra. Eniz Conceição Oliveira

Marinete Moura da Silva Lobo - Formação de professores indígenas: travessia para um ensino diferenciado na aldeia Canela Ramkokamekrá - Orientadora: Dra. Angélica Vier Munhoz

Luís Felipe Pissaia - Software Tasy: um estudo de sua potencialidade para o estabelecimento da relação entre teoria e prática no ensino da sistematização da assistência de Enfermagem - Orientadora: Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Clebson Assis da Silva - Muitas vozes, alguns discursos: identificando justificativas sobre a escolha do curso de Pedagogia - Orientadora: Dra. Suzana Feldens Schwertner

Sabrina Monteiro - Processos de ensino na Educação Infantil: um estudo de inspiração Etnomatemática - Orientadora: Dra. Ieda Maria Giongo.

Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento - PPGAD:

Dissertação:

Rodrigo Selhorst e Silva - OS ASSENTAMENTOS IRREGULARES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO SOCIOESPACIAL DA CIDADE DE CACOAL-RO - Orientadora: Dra. Margarita Rosa Gaviria Mejía

Luciano Aparecido de Oliveira - OS PARÂMETROS DE OCORRÊNCIA DO FOGO NA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE JUARA, ESTADO DO MATO GROSSO, BRASIL: CONSTRUINDO UMA BASE DE DADOS PARA ANÁLISES AMBIENTAIS REGIONAIS. Orientador: Dr. André Jasper

Camila Hasan - AVALIAÇÃO DO POTENCIAL BIOQUÍMICO DE BIOGÁS E METANO DE BIOMASSAS RESIDUAIS COM VISTAS À ELABORAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE APOIO AO ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA. Orientador: Dr. Odorico Konrad

Iasmim Cardoso Gossenheimer - A UTILIZAÇÃO DO PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS (PSA) COMO ESTRATÉGIA DE INCREMENTO PARA A TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA. Orientadora: Dra. Luciana Turatti

Tuani de Cristo - HISTÓRIA AMBIENTAL ENVOLVENDO INDÍGENAS GUARANI E JESUÍTAS NAS REDUÇÕES DA PROVÍNCIA DO TAPE, SÉCULO XVII. Orientador: Dr. Luís Fernando da Silva Laroque

Jonathan Busolli - TERRITORIALIDADE KAINGANG DA COMUNIDADE PÓ MÁG EM TABAÍ, PORÇÃO SUL DA BACIA HIDROGRÁFICA TAQUARI-ANTAS. Orientador: Dr. Luís Fernando da Silva Laroque

Moisés Ilair Blum Vedoy - SESMARIAS, FAZENDAS, DESENVOLVIMENTO E DESDOBRAMENTOS SOCIOAMBIENTAIS EM TERRITÓRIOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TAQUARI DE MEADOS DO SÉCULO XVIII A MEADOS DO SÉCULO XIX. Orientador: Dr. Luís Fernando da Silva Laroque

Tese:

Fabiane da Silva Prestes - O BEM VIVER KAINGANG: AS CONEXÕES ENTRE OS PRINCÍPIOS DA TEORIA DO BUEN VIVIR E OS SABERES TRADICIONAIS QUE ORIENTAM O SEU MODO DE SER. Orientador: Dr. Luís Fernando da Silva Laroque

Darliane Evangelho Silva - MANEJO E CONTROLE BIOLÓGICO DE Panonychus ulmi EM VINHEDOS DA SERRA GAÚCHA, SUL DO BRASIL. Orientador: Dr. Noeli Juarez Ferla

Josmar Almeida Flores - SUSTENTABILIDADE DAS BIOMASSAS AMAZÔNICAS COMO FONTE DE BIOENERGIA. Orientador: Dr. Odorico Konrad

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - PPGBiotec

Dissertação:

JÉSSICA APARECIDA BRESSAN SORATTO DA SILVA - Microencapsulamento de Lactobacillus sp. por spray drying utilizando soros lácteos de diferentes espécies - Orientadora: Dra. Claucia Fernanda Volken de Souza

GRASCIELE TAMARA KEMERICH - Perfil de compostos bioativos de uvas mantidas com e sem controle biológico de ácaros - Orientadora: Dra. Claucia Fernanda Volken de Souza

DANIEL KUHN - Avaliação da atividade antimicrobiana do óleo essencial de Campomanesia aurea frente a bactérias causadoras de doenças alimentares - Orientadora: Dra. Lucélia Hoehne

LILIAN DE FÁTIMA FERREIRA DA SILVA - Avaliação das propriedades funcionais de farinha elaborada a partir de frutos de Vasconcellea quercifolia A. St.-HIL - Orientadora: Dra. Elisete Maria de Freitas

Tese:

 

GEÓRGIA MUCCILLO DEXHEIMER - Análise da expressão gênica de EZH2, IDH2 e TET2 na pesquisa de marcadores de toxicidade e progressão no tratamento de doenças onco-hematológicas: um estudo piloto - Orientadora: Dra. Ana Lucia Abujamra