PPGEnsino forma primeiro doutor

Postado as 15/01/2019 08:54:48

Por Nicole Morás

A primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) foi defendida na tarde desta segunda-feira, 14, na sala de Bancas da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Intitulado “Projetos de Pesquisa e Feiras de Ciências como espaços de metacognição”, o trabalho foi realizado por Diógenes Gewehr sob orientação da doutora Andreia A. Guimarães Strohschoen e coorientação do doutor Rogério José Schuck.

Na tese, Gewehr pesquisa a relação do desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados a feiras de ciências com a metacognição.

A metacognição pode ser entendida como o exercício do pensamento para a compreensão da própria aprendizagem. Almejo encontrar indícios de atividades do pensamento metacognitivo em alunos pesquisadores, potencializando o uso da pesquisa científica na escola. Assim, se neste contexto o aluno for capaz de estabelecer controle sobre sua aprendizagem, tende a obter ganhos cognitivos
Diógenes Gewehr

Para a pesquisa, foram analisados 133 alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio participantes da 7ª Feira de Ciências Univates, e dez professores orientadores. “Dentre os resultados há evidências de intensa atividade do pensamento metacognitivo em favor da própria aprendizagem, tendo os alunos pesquisadores reconhecido suas facilidades, dificuldades e limitações. Também foi possível verificar que as feiras de ciências auxiliam no desenvolvimento de habilidades como comunicação, postura, capacidade de síntese e planejamento, contribuindo para a autonomia do aluno. Pode-se inferir que projetos de pesquisa e feiras de ciências são espaços de metacognição e autoconhecimento da aprendizagem, oportunizando ganhos cognitivos aos envolvidos”, afirma Gewehr.

Diógenes Gewehr é professor de Ciências e Biologia, concursado na rede municipal de Lajeado, e, para ser bolsista do PPGEnsino, tirou licença-estudo. Agora, após a defesa, ele deve retornar à escola no início do ano letivo de 2019 e levar para a sala de aula o que pesquisou.

Além dos orientadores, a banca foi formada pelas doutoras Miriam Ines Marchi, Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Fabiana Pauletti, da Universidade de Caxias do Sul, e Nidia Yaneth Torres Merchan, da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC), da Colômbia. Mais informações sobre o PPGEnsino podem ser obtidas pelo e-mail ppgensino@univates.br.