Quais as vantagens de cursar pós-graduação em regime intensivo?

Postado as 20/03/2019 20:37:14

Por Nicole Morás

Se você sempre pensou em seguir a vida acadêmica, mas não quer deixar de estar no mercado de trabalho, nós temos uma ótima notícia! É possível cursar mestrado ou doutorado na Univates sem precisar largar seu emprego, sua casa e sua família por um longo período de tempo, não importa de onde você seja! Na Universidade do Vale do Taquari - Univates os Programas de Pós-Graduação (PPGs) oferecem disciplinas de modo intensivo, ou seja, nos meses de janeiro e de julho você pode cursar disciplinas presenciais no campus de Lajeado, pelo período de até três semanas. E por que isso é bom?

Você evita o deslocamento constante da sua cidade até Lajeado

Suponha que você more no Estado de Alagoas. Cursando um mestrado ou doutorado na Univates você pode se organizar para estar na Universidade nos meses de janeiro e de julho. Assim, dá tempo de planejar sua viagem e ficar de olho nos voos mais baratos, além de economizar tempo de deslocamento  entre a sua cidade e Lajeado.

Pode conciliar trabalho e estudos

Tuane Eggers

Como você não terá atividades diárias ou semanais na Univates, você pode organizar seus turnos de estudo para as disciplinas ou para sua pesquisa sem prejudicar seus turnos de trabalho. Dessa forma, você continua no mercado de trabalho, mantém uma fonte de renda e realiza seus estudos de pós-graduação - que podem ajudar a aumentar seu salário ou a obter posições melhores.

Você pode conciliar os estudos com as férias

Elise Bozzetto

Isso mesmo! Se você é empregado, pode programar suas férias de trabalho para o período em que são realizadas as aulas. Assim você não prejudica o trabalho e tem tempo integral para se dedicar aos estudos quando estiver aqui. E ainda pode aproveitar os finais de semana para descansar e conhecer as belezas do Rio Grande do Sul ou do Vale do Taquari.

Você pode aplicar sua pesquisa na sua comunidade

Divulgação

Com as disciplinas você terá contato com os melhores professores e pesquisadores, além de conhecer a teoria e descobrir o que há de mais moderno na sua área de pesquisa. De volta à sua cidade de origem, você pode realizar sua pesquisa buscando resolver um problema local e, assim, contribuir para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da sua comunidade.

E se eu quiser estudar em regime regular?

Você será muito bem-vindo a Lajeado! No regime regular as atividades presenciais ocorrem semanalmente, sem falar que você pode usufruir dos laboratórios e de toda a infraestrutura da Univates, que conta com uma das bibliotecas mais modernas da América Latina. Descubra por que estudar na Univates aqui.

Lucas George Wendt

Você pode mesclar as disciplinas nos dois regimes, regular e intensivo

Isso mesmo, caso você tenha interesse, poderá, ao longo do curso, realizar disciplinas tanto do regime regular como do intensivo.

Do Pará para o PPGEnsino

Uma das mestrandas em regime intensivo no PPG em Ensino (PPGENsino) é Danielle Lobato, do Pará. O que determinou sua escolha pelo programa foi a estrutura curricular. “Há disciplinas que relacionam metodologia didática, planejamento, práticas curriculares e temáticas voltadas ao ensino e à atuação docente. Além disso, o regime intensivo foi determinante para minha escolha”, explica.

Para Danielle, que é professora, os estudos ficam alinhados com a sua área de atuação profissional. “Com o regime intensivo adquiri qualificação para o exercício da prática enquanto professora e tenho flexibilidade para conciliar estudos com atividades profissionais”, afirma.

A mestranda destaca que o mais positivo desse regime é a intensidade com a qual os estudos acontecem e a maneira como ocorrem os processos de ensino e de aprendizagem“Depois de cursadas as disciplinas continuamos trabalhando nas leituras que foram indicadas pelos professores. Nesse processo de construção de saberes também há a produção das atividades das disciplinas que foram cursadas, e essa ação de voltar às leituras torna a aprendizagem mais significativa”, acredita Danielle.

Ela acrescenta que o fato de ficar ausente da sua cidade somente nos meses das disciplinas intensivas e continuar com sua família garantem a tranquilidade para estar bem consigo mesma.

Divulgação

conclui Danielle Lobato, discente do PPGEnsino da Univates

Sobre a Univates, Danielle não esconde que ficou deslumbrada com a Instituição. “É um universo que não tem como explicar… os professores, os profissionais e a estrutura são excelentes. Estou muito feliz com todas as oportunidades que a Univates vem me proporcionando e quero aproveitar todas”, confessa ela.

Estamos em Lajeado, somos do Vale do Taquari

Se você é de outra cidade ou região e está pensando em cursar uma pós-graduação na Univates, que tal conhecer um pouco de Lajeado também? Mesmo que você venha apenas para as disciplinas presenciais ou decida se mudar para cá de mala e cuia (como dizem os gaúchos) para fazer o curso em regime regular, é bom saber como é a cidade em que a Univates está localizada, não é mesmo? Além de aproveitar toda a infraestrutura do campus da Univates, você também pode contar com os recursos de Lajeado - e de todo o Vale do Taquari. Clique aqui e saiba mais.