Univates abre inscrições para o Programa de Doutorado Sanduíche da Capes

Postado as 19/02/2021 10:52:46

Por Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Propesq, recebe inscrições para interessados em participar do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.

São disponibilizadas três bolsas destinadas para os Programas de Pós-Graduação – PPGs com doutorado da Univates, preferencialmente uma para cada PPG: Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento – PPGAD, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – PPGBiotec e Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGEnsino.

O edital tem como objetivo selecionar três bolsistas para fomentar o intercâmbio científico e a qualificação acadêmica de discentes do Brasil, por meio da concessão de bolsas no exterior. Desta forma os estudantes de doutorado da Univates têm a possibilidade de participar de um programa de doutorado sanduíche no exterior, como forma de complementar seus estudos em instituições internacionais de excelência.

Informações podem ser obtidas pelo e-mail propesq@univates.br  ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5861 ou 5612.

As inscrições permanecem abertas até 5 de março de 2021. A inscrição acontece por meio do Sistema de Inscrições da Universidade, em www.sistemas.univates.br/inscricoes/portal.

O edital da Propesq pode ser consultado por meio deste linkem www.univates.br/editais. O edital da Capes está disponível aqui

Para se inscrever

No ato da inscrição, o interessado deve anexar os documentos relacionados abaixo.

a) Curriculum Vitae atualizado, extraído da plataforma Lattes; b) carta do orientador brasileiro, devidamente datada e assinada e em papel timbrado da Univates, com a previsão de defesa da tese, justificando a necessidade do estágio e demonstrando interação técnico-científica com o coorientador no exterior para o desenvolvimento das atividades propostas; c) carta de aceite definitivo da instituição estrangeira, devidamente datada e assinada pelo coorientador no exterior, em papel timbrado da instituição, aprovando o plano de pesquisa com a identificação do título do projeto e informando o mês e o ano de início e término da bolsa no exterior, de forma a ser compatível com o prazo definido pela Univates; d) dados do procurador no Brasil, conforme item 8.3, subitem XII, do Edital n.º 19/2020 do PDSE; e) comprovante válido de proficiência no idioma do país de destino, ou de acordo com as exigências do Anexo III do Edital n.º 19/2020 do PDSE; f) cópia da Carteira de Identidade ou passaporte, caso seja estrangeiro; g) plano de estudos, em português, com no máximo 15 (quinze) páginas, com cronograma do plano de atividades, incluindo a infraestrutura experimental ou laboratorial específica. O plano de estudos deve seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.