Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPGSAS realiza primeira banca de defesa do mestrado profissional

Postado em 16/01/2018 10h13min e atualizado em 18/01/2018 10h54min

Por Nicole Morás

Alexandre Scheifler foi o primeiro discente a concluir o programa

Nicole Morás

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis busca formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal nas áreas de Tutela Jurídica Ambiental e Sustentabilidade da Cadeia Produtiva. Iniciado em 2016, o PPGSAS realizou sua primeira banca de defesa na última segunda-feira, 15, quando Alexandre Batista Scheifler defendeu a dissertação “A reserva legal de propriedades rurais com produção de leite no Vale do Taquari”. O trabalho teve orientação da professora doutora Claudete Rempel e coorientação do doutor Guilherme Garcia de Oliveira. Também participaram como avaliadores os doutores Claus Haetinger, Elisete Maria de Freitas e Luciana Turatti.

Alexandre Scheifler foi o primeiro discente a concluir o programa

Nicole Morás

Os objetivos do trabalho foram avaliar a situação da reserva legal das pequenas propriedades rurais do Vale do Taquari e verificar a necessidade de adequação delas à legislação ambiental. De acordo com Scheifler, para isso, foram analisadas 101 propriedades produtoras de leite. “Buscou-se avaliar o uso da terra nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) e os remanescentes de vegetação nativa que poderão compor a reserva legal”, explicou ele, acrescentando que a pesquisa revelou que as propriedades rurais produtoras de leite da região atendem aos parâmetros regimentais do Novo Código Florestal Federal em relação à reserva legal. “Também verificou-se a necessidade de se aprofundar outros aspectos, ou mesmo instrumentos, que garantam a coexistência da atividade com a preservação ambiental”, finalizou ele.

 

O mestrado profissional do PPGSAS tem 27 estudantes, de sete estados brasileiros. O corpo docente é formado por dez docentes permanentes e cinco colaboradores. Mais informações estão disponíveis em www.univates.br/ppgsas, pelo e-mail ppgsas@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5617.

Saiba mais

De acordo com o Novo Código Florestal Federal (NCFF), a Reserva Legal (RL) é uma área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, com a função de reabilitação dos processos ecológicos, conservação da biodiversidade, abrigo e proteção da fauna e da flora nativas.

Inscrições abertas

Até o dia 23 de fevereiro, o PPGSAS recebe inscrições para o processo seletivo para 14 vagas. Totalmente ministrado no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), o curso de pós-graduação stricto sensu garante a interação dos estudantes com empresas para o desenvolvimento de produtos e processos e a formação de profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar o conhecimento científico, tecnológico e legal voltado ao sistema agroalimentar. Os candidatos serão alocados em duas linhas de pesquisa: Tutela Jurídica Ambiental e Sustentabilidade da Cadeia Produtiva.

As inscrições podem ser realizadas de forma on-line em www.univates.br/ppgsas/processoseletivo. A taxa é de R$ 95,00. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgsas@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5617.