Univates apresenta produtos de pesquisas na 7ª FestLeite

Postado em 25/04/2018 08h54min e atualizado em 25/04/2018 09h08min

Por Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari participa, de hoje até o dia 29 de abril, da 7ª FestLeite, em Anta Gorda. Pelo setor da feira estar alinhado com uma das áreas prioritárias da Instituição, a produção de alimentos, a Univates apresenta iniciativas realizadas pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), além das atividades do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e do Unianálises, o Laboratório de Análises da Univates.

Ana Amélia Ritt

Como parte da participação da Univates na 7ª FestLeite, no dia 26 de abril, nos turnos da manhã e da tarde, haverá degustação de petit suisse desenvolvido no PPGBiotec. No dia 27, nos turnos da manhã e da tarde, haverá degustação de queijo desenvolvido com bactérias lácticas isoladas de produtos lácteos do Vale do Taquari, também como resultado das pesquisas do PPGBiotec, em parceria com a Launer Química Ind. e Com. Ltda., empresa residente do Tecnovates.

O estande da Univates é o de nº 14 e localiza-se na área das vacas leiteiras. No local também será possível conhecer a estrutura da Univates e espaços como o laguinho, o Estádio Olímpico e o Museu de Ciências em 360 graus por meio de Realidade Aumentada.

Produtos a partir do soro de queijo

Para produzir um quilo de queijo são necessários 10 litros de leite, em média, e, dessa composição, sobram nove litros de soro. Esse soro, se lançado no meio ambiente sem tratamento prévio, torna-se causador de um problema ambiental, pois contém alta carga orgânica com potencial poluidor. Ao mesmo tempo, o resíduo é rico em proteínas com elevado valor biológico, que são importantes para o organismo humano. Uma pesquisa feita na Univates avaliou essas duas questões e desenvolveu, a partir do soro de queijo, produtos com características sensoriais semelhantes às dos comercializados, mas com um diferencial: sem lactose. Entre os produtos elaborados está o queijo petit suisse. Saiba mais aqui.