PPGSAS realiza pesquisas sobre controle biológico

Postado em 06/07/2018 13h15min e atualizado em 06/07/2018 13h18min

Por Nicole Morás

Nicole Morás

O controle biológico é uma técnica que utiliza organismos vivos para o controle populacional de outra espécie quando são evitados danos às plantas ou animais mantidos em ambiente natural ou  artificial. Essa tecnologia pode ser aplicada com o objetivo de diminuir a população da praga naturalmente, sem o uso de agrotóxicos.

No Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), os estudos relacionados ao controle biológico são realizados por meio da área de concentração de Sustentabilidade da Cadeia Produtiva, que é composta por duas linhas de pesquisa: Eficiência Produtiva na Agroindústria e Sistemas Produtivos Agroindustriais Avançados.

Nicole Morás

As principais pesquisas relacionam o uso de ácaros no controle biológico de pragas na cadeia da avicultura, vitivinicultura e na produção de morangos. Para isso são utilizados como agentes de controle biológico aplicado fungos, ácaros e bactérias. O conhecimento também é disponibilizado à comunidade por meio de capacitações com produtores rurais e pela realização de cursos de educação continuada, como o “Métodos de Criação de Artrópodes de Importância Econômica e Controle Biológico Aplicado”, realizado nesta terça e quarta-feira, dias 3 e 4 de julho, no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (foto ao lado).

De acordo com o coordenador do PPGSAS, doutor Noeli Juarez Ferla, o controle biológico tem se mostrado cada vez mais uma alternativa natural e não prejudicial ao ambiente para o controle de pragas. “Os alunos do PPGSAS podem desenvolver estudos aplicados de controle biológico nas mais diversas culturas, destacando-se a cultura do morango, soja, erva-mate, videiras, bem como a cadeia avícola com o controle ecológico de ectoparasitas”.

Inscrições abertas

O PPG em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) pretende formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal nas áreas de Tutela jurídica ambiental e Sustentabilidade da cadeia produtiva. São oferecidas 31 vagas para o mestrado. As inscrições podem ser realizadas até 19 de outubro pelo link www.univates.br/ppgsas/processoseletivo. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgsas@univates.br.