Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisador recebe prêmio por inovação no controle de ácaros

Postado as 2018-08-22 09:30:19

Por Natália Bottoni

O prêmio O Futuro da Terra reconhece projetos que buscam o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no estado. Este ano, e pela primeira vez, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), Noeli Juarez Ferla, será um dos homenageados na cerimônia. O evento, que está na sua 22ª edição, ocorrerá no dia  27 de agosto, às 19h30min, no auditório da Farsul, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a 41ª Expointer. A promoção é do Jornal do Comércio, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Ana Amélia Ritt

O pesquisador desenvolve atividades de Controle Biológico Aplicado, com o uso de ácaros predadores. O objetivo é substituir os pesticidas com o uso de tecnologia limpa, para causar menos prejuízo na plantação. “É usada a liberação de ácaros fitoseídeos no controle de ácaros praga na cultura da soja, videiras, erva-mate, pessegueiros e principalmente de morango”, explica o coordenador. Com a colaboração que realiza com ácaros predadores na produção de morango nos Vales do Taquari e do Caí, está crescendo o número de predadores de morango ecológico nessas regiões. “Sem a utilização de pesticidas na produção, os produtores adquirem melhor qualidade de vida. Isso representa maior eficiência e ganhos na produtividade”, afirma.

O Futuro da Terra: saiba mais sobre o evento

A premiação homenageia pesquisadores, agricultores, cientistas e empresas que mais contribuíram para o desenvolvimento do agronegócio e preservação do meio ambiente por meio de práticas sustentáveis e inovadoras, assim como o estudo de Ferla. Nesta edição, os prêmios serão divididos em quatro categorias: Prêmio Especial; Cadeias de Produção e Alternativas Agropecuárias (grupo em que Ferla será contemplado); Preservação Ambiental; e Inovação, Tecnologia Rural e Empreendedorismo.