Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professor da Univates recebe homenagem na 22ª edição do prêmio O Futuro da Terra

Postado as 2018-08-29 17:18:30

Por Natália Bottoni

O prêmio O Futuro da Terra, que está na sua 22ª edição, destaca pesquisadores, cientistas, agricultores e empresas que mais contribuíram para o desenvolvimento do agronegócio e preservação do meio ambiente por meio de práticas sustentáveis e inovadoras do estado. Entre os homenageados está o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), Noeli Juarez Ferla, que recebeu, na noite de segunda-feira, 27, a premiação no auditório da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a 41ª Expointer. A promoção é do Jornal do Comércio, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

O pesquisador da Univates desempenha estudos sobre Controle Biológico Aplicado e faz uso de ácaros predadores. “Faço pesquisas de como substituir os pesticidas com a utilização de tecnologia limpa, que causa menos danos na plantação”, explica Ferla. Com isso, os produtores adquirem melhor qualidade de vida, que significa ganhos na produtividade.

Divulgação

“Estar entre esses pesquisadores representa que o trabalho que estamos fazendo na Univates está no caminho certo - é motivo de orgulho. Estamos produzindo tecnologia que pode ser aplicada pelas pessoas que precisam dela no ambiente em que vivem”, afirma o professor. Na questão pessoal, ele declara que o prêmio significa reconhecimento da sociedade científica e do sistema produtivo pelo trabalho que é desenvolvido na área da acarologia. “Essa distinção abre portas para que eu possa avançar mais rapidamente na solução de problemas presentes na área na qual sou especialista”, conta.

Na premiação estiveram presentes familiares de Ferla, orientandos do laboratório de acarologia que coordena, além da Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Maria Madalena Dullius, e do Reitor da Univates, Ney Lazzari.

Saiba mais

A cada ano, o Futuro da Terra destaca os trabalhos de pesquisadores do Rio Grande do Sul (RS) que apresentam importância no aperfeiçoamento das técnicas utilizadas no campo pelos produtores rurais, o que resulta no aumento da produtividade pelo agronegócio.

Nesta edição nove pessoas foram homenageadas, entre elas técnicos, produtores, pesquisadores e representantes de instituições. Os prêmios foram divididos em quatro categorias: Prêmio Especial; Cadeias de Produção e Alternativas Agropecuárias (grupo em que Ferla foi contemplado); Preservação Ambiental; e Inovação, Tecnologia Rural e Empreendedorismo.

Os premiados

Prêmio Especial
Paulo Bayard Dias Gonçalves – UFSM

Cadeias de Produção e Alternativas Agropecuárias
Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel – UFPel
Gilmar Arduino Bettio Marodin – Ufrgs
Fazenda Corticeiras
Noeli Juarez Ferla – Univates

Divulgação

Preservação Ambiental
Selo Ambiental – Irga

Inovação, Tecnologia Rural e Empreendedorismo
Fabricio Rochedo Conceição – UFPel
Laboratório de Análise de Solos da Ufrgs
Safras & Cifras