Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisas da Univates são divulgadas em evento internacional que aborda produção de alimentos

Postado as 2018-10-03 16:50:46

Por Natália Bottoni

A 3ª Conferência Internacional de Agricultura e Alimentação em uma sociedade urbanizada (AgUrb) ocorreu, de 17 a 21 de setembro, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Em torno de 170 pesquisadores, representantes de governos, agricultores, lideranças e integrantes de movimentos sociais participaram do evento, vindos de 36 países. A professora Fernanda Cristina Sindelar e o bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Lucas Nicolini Barreto de Padua representaram a Univates no encontro. As pesquisas divulgadas foram desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Instituição.

Divulgação

Com o tema “Alimentos saudáveis, sociobiodiversidade e sistemas agroalimentares sustentáveis: inovações do consumo à produção", o evento proporcionou a reflexão e o debate sobre teorias, práticas e processos relacionados aos sistemas agroalimentares sustentáveis e resilientes.

Ana Amélia Ritt

 

No dia 18, Fernanda apresentou o artigo “A Universidade como Ator-Chave na Construção de Mercados Agroecológicos”. A pesquisa analisou o papel da Univates e de outros atores sociais ao promover a Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas, que ocorre na Instituição semanalmente. A profissional acredita que, ao divulgar a iniciativa, espera-se que a Universidade sirva de inspiração para outras instituições de ensino instituírem esse tipo de empreendimento em seus polos.

Divulgação

De Padua apresentou o tema "A utilização dos saberes locais na produção de orgânicos: um estudo a partir da realidade do Grupo de Agricultores Ecologistas do Forqueta, Arroio do Meio, RS, Brasil" no dia 19. O estudo busca identificar os sentidos construídos pelos agroecologistas diante das diretrizes previstas na Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. A questão se relaciona com as técnicas empregadas por esses profissionais na produção dos orgânicos no dia a dia.

Lucas afirma que participar desse tipo de encontro possibilita o compartilhamento dos resultados alcançados com as pesquisas, além de ser um espaço de reflexão sobre os caminhos que elas devem seguir.

PPGSAS com inscrições abertas

O PPGSAS pretende formar profissionais capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal nas áreas de Tutela jurídica ambiental e Sustentabilidade da cadeia produtiva. São 31 vagas para o mestrado. As inscrições podem ser realizadas até 19 de outubro pelo link www.univates.br/ppgsas/processoseletivo. Mais informações pelo e-mail ppgsas@univates.br.