Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Aluno do PPGSAS recebe Selo Clima Paraná como reconhecimento de sua pesquisa

Postado as 2018-11-13 14:03:49

Por Natália Bottoni

Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Univates iniciou o mês de novembro comemorando. O mestrando Gérson Dalcin recebeu o Selo Clima Paraná, entregue pelo Governo do Estado do Paraná. A certificação reconhece pesquisas relacionadas às emissões de gases de efeito estufa e empresas que adotam medidas para reduzi-las.

A dissertação de mestrado de Dalcin, “Quantificação e análise das emissões de gases de efeito estufa em processo da cadeia avícola”, faz um levantamento das emissões de carbono de três unidades da empresa em que ele trabalha, a Vibra Agroindustrial S.A, de Montenegro. Uma das unidades está localizada no Paraná. Os dados foram validados pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) desse Estado.

O objetivo é contabilizar e divulgar os esforços que podem ser realizados para a redução das emissões de carbono. “A proposta do Estado do PR é dar condições para o desenvolvimento competitivo baseado em uma economia de baixas emissões de carbono, se comprometendo assim com o bem-estar das próximas gerações e com o futuro do planeta”, afirma Dalcin.

De acordo com o estudante, por ser um mestrado profissional, a importância da pesquisa se deve à aplicação na prática do trabalho. “É satisfatório poder colher resultados desse esforço”, reconhece.

A orientadora do projeto e professora do PPGSAS Liana Johann considera que o recebimento do selo demonstra que o tema da dissertação é uma demanda atual do mercado. “E esse é o objetivo do PPGSAS”, finaliza.

PPGSAS com inscrições abertas

Nicole Morás

O PPGSAS recebe inscrições até dia 19 de novembro. São disponibilizadas 25 vagas, nos regimes intensivo e regular, sendo uma delas reservada para candidatos estrangeiros. O objetivo do programa é formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal nas áreas de tutela jurídica ambiental e sustentabilidade da cadeia produtiva. As inscrições podem ser realizadas de forma on-line, em www.univates.br/ppgsas. A taxa é de R$ 95,00.

O processo seletivo complementar ocorre para a turma que terá início em janeiro de 2019 nas disciplinas intensivas e em abril nas disciplinas regulares. As aulas do regime intensivo ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. O regime regular conta com aulas nas sextas-feiras à noite e sábados de manhã.

Totalmente ministrado no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), o curso de pós-graduação stricto sensu garante a interação dos estudantes com empresas para o desenvolvimento de produtos e processos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgsas@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5354.