Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Alunos dos cursos de gestão da Univates participam de imersão no exterior

Postado as 2018-11-13 16:04:02

Por Natália Bottoni

Divulgação

 

Uma experiência na área de gestão no exterior. Foi o que 35 graduandos de Administração de Empresas, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Relações Internacionais e Comércio Exterior, e outros estudantes que estão realizando MBA na área de gestão e negócios, vinculados ao Centro de Gestão Organizacional (CGO) da Univates, vivenciaram. Entre os dias 30 de outubro e 7 de novembro, os estudantes estiveram em Montevidéu e em Buenos Aires. Os professores Mateus Dalmáz, do curso de Relações Internacionais, e o Alexandre Feil, do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), acompanharam a turma.

Divulgação

Empresas e instituições que atuam em diferentes setores, das áreas hoteleira, jornalística, de logística, de serviços, de tecnologia e universitária, foram escolhidas para visitação. “O objetivo foi identificar e compreender as formas de gestão de diferentes organizações e características das relações bilaterais Brasil-Uruguai e Brasil-Argentina”, explica Dalmáz. Foram visitadas também as embaixadas do Brasil nas duas cidades, em que os alunos puderam conversar com diplomatas.

Dalmáz acredita que é importante para os estudantes conhecerem de perto como as organizações atuam, especialmente as técnicas de gestão aplicadas em instituições do Cone Sul (região que concentra parte dos negócios do Brasil e do Rio Grande do Sul). Somado a isso está a importância de viver uma experiência no exterior, ao praticar outro idioma e conhecer outras culturas, o que amplia a visão de mundo, ao perceber as diferentes formas de relação entre Estado e sociedade civil.

Nicole Morás

Além da abordagem administrativa e econômica, é fundamental os alunos compreenderem a relação entre política e economia, isto é, o impacto das decisões políticas no mundo dos negócios
Professor Mateus Dalmáz

Não é a primeira vez que esse tipo de imersão ocorre. Nos últimos anos, estudantes foram para a Europa e para a China. Por se tratar de um passeio de estudos, e não uma disciplina obrigatória, coube aos estudantes a livre adesão à atividade e também o custo com transporte e estadia.

Cursos do CGO são opções no Vestibular

Tuane Eggers

Os cursos oferecidos pelo CGO da Univates são opções no Vestibular Univates, que está com as inscrições abertas pelo link www.univates.br/vestibular/.

Fazem parte do CGO os seguintes cursos: Administração de Empresas, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Gestão Financeira, Liderança Empreendedora e Inovação, Logística, Negócios Agroindustriais, Processos Gerenciais, Relações Internacionais, Gestão de Micro e Pequenas Empresas e Gestão de Recursos Humanos.

No total, são oferecidos 42 cursos presenciais e 17 a distância, que disponibilizam vagas para ingresso em 2019A. A prova agendada será aplicada em todos os polos da Univates: polo matriz em Lajeado, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Garibaldi, Guaporé, Encantado, Estrela, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Veranópolis e Venâncio Aires.  

Os interessados em concorrer a uma vaga agora podem agendar sua prova de redação ou solicitar ingresso com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. Para ingressar no EAD também é possível concorrer como portador de diploma de curso superior, solicitar reingresso dos cursos presenciais da Univates ou realizar transferência de outra instituição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.