Univates realiza pesquisa para o Ministério da Agricultura em Santa Catarina e no Paraná

Postado as 12/03/2019 09:07:14

Por Nicole Morás

Pioneiro em identificar o ácaro-praga Aculus schlechtendali (Eriophyidae) em pomares de maçã em Vacaria, o Laboratório de Acarologia (Labacari) da Universidade do Vale do Taquari - Univates foi convidado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para realizar pesquisa semelhante à de Vacaria nos estados de Santa Catarina e Paraná.

De acordo com a pesquisadora Liana Johann, o convite ocorreu porque o Labacari é referência para o MAPA na área de acarologia. “Já fizemos palestras e treinamentos com produtores rurais e com funcionários do Ministério. Agora teremos a oportunidade de ampliar a pesquisa e conhecer outras regiões. Nosso objetivo é coletar e trazer material para o Laboratório, de forma que seja possível descobrir espécies de ácaros associadas ou novas espécies”, explica.

Nicole Morás

Em Santa Catarina, as atividades estão sendo realizadas nesta e na próxima semana. Para isso, parte da estrutura do Labacari foi levada para o campo. Já no Paraná serão realizadas duas expedições, de uma semana cada uma, nos meses de março e abril, e atividades nos laboratórios do MAPA.

Liana esclarece que o planejamento é que as atividades de campo sejam realizadas no turno da manhã, quando os pesquisadores estarão nos pomares para efetuar a coleta de dados e materiais, como folhas. Já o turno da tarde será destinado para o trabalho em laboratório, onde os envolvidos irão fazer a triagem e analisar o material coletado pela manhã. “Nosso objetivo é identificar as espécies de ácaros presentes lá”, afirma.

Participam das atividades de campo a bolsista de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) Darliane Evangelho Silva, o doutorando do PPGAD Maicon Toldi e a mestranda do PPG em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) Aline Marjana Pavan (foto acima).

Pós-graduação pode ser realizada em regime intensivo na Univates

O PPGAD e o PPGSAS oferecem a possibilidade de cursar disciplinas em regime intensivo, o que facilita a conciliação de atividades profissionais e o estudo. Dessa forma, os estudantes podem frequentar disciplinas intensivas nos meses de janeiro e julho e realizar suas pesquisas na cidade de origem e com orientação a distância. As atividades do regime intensivo ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, nos meses de janeiro e julho. Mais informações sobre os programas de pós-graduação podem ser obtidas em www.univates.br/pos-graduacao.