Mestrados e doutorados movimentam o campus com sotaques de todo o Brasil

Postado as 15/07/2019 09:19:15

Por Nicole Morás

Durante o mês de julho, assim como acontece em janeiro, a Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza as disciplinas intensivas dos seus cinco Programas de Pós-Graduação, que reúne estudantes de 19 estados brasileiros. Também participam de atividades estudantes da Colômbia e da Alemanha que residem no Brasil.

Nicole Morás

Do Pará, Denise da Silva é professora na escola municipal Xiprotikre, de Ourilândia do Norte, que está localizada em uma aldeia. “Oitenta e cinco por cento das terras do município são de reserva indígena. A aldeia onde trabalho é bastante isolada e fica a 55 minutos de avião monomotor ou pode ser acessada de barco depois de uma viagem de alguns dias. Como permaneço dois meses na aldeia e 15 dias na cidade, o regime modular e as aulas intensivas na Univates são a oportunidade que eu tenho de fazer um mestrado”, explica. A discente irá investigar a matemática a partir da noção de tempo da tribo.

“O tempo deles é medido a partir da posição do sol. Então quero pesquisar a relação entre a matemática do dia a dia dos indígenas e a nossa, que aprendemos na escola. Assim como a língua Mebêngôkre (Kayapó) é traduzida para o português por meio de intérpretes, a matemática também pode ser traduzida”.
Denise da Silva, mestranda do PPGECE

Ela irá fazer o estudo a partir da etnomatemática pelo PPG em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE). Denise acrescenta que a realidade dela é bastante diferente da de Lajeado e da dos colegas de estados como o Amapá e o Mato Grosso, onde também há aldeias. “Essa diferença é maravilhosa, é como ir para outro país. Além disso, a estrutura da Univates é muito boa, bem como a recepção dos professores e funcionários que se preocupam conosco”, observa.

As atividades do regime intensivo ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, nos meses de janeiro e julho. No PPG em Biotecnologia (PPGBiotec), as aulas ocorrem também no sábado, das 8h às 12h, e há a parte experimental, em laboratório, que é combinada diretamente com o orientador, podendo o aluno vir até a Univates fora do período de realização de disciplinas. Os outros PPGs da Univates são em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), em Ensino (PPGEnsino), em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS). Já as disciplinas do regime regular são realizadas em sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã.

Gêmeos idênticos em tudo

De Teresina, no Piauí, mestrando do PPG em Sistemas Ambientais Sustentáveis, com formação em Direito e professor universitário. Essas características podem ser usadas para descrever tanto Tiago como Renato Martins, que compartilham não só o DNA como também a mesma formação acadêmica. “Desde a escola, sempre fomos colegas. No Ensino Médio vimos que gostávamos mais da área de Humanas e optamos pelo curso de Direito, no qual nos formamos juntos”, explica Renato. Tiago foi o primeiro a estudar na Univates, em 2018, e fez uma pesquisa sobre legislação de hortas comunitárias, a qual defende no dia 30 de julho.

Nicole Morás

Agora é Renato quem se dedica a estudar o tratamento e a legislação de resíduos sólidos de saúde. “É legal porque podemos trocar ideias e experiências sobre nossas pesquisas em casa. Minha ideia ao final do mestrado é obter um produto relacionado ao meu objeto de pesquisa, pois Teresina tem uma legislação muito antiga na qual nem consta o termo resíduos sólidos de saúde. Quero levar isso para lá, tanto para o poder público como para empresários”, explica.

Renato também elogiou a estrutura da Univates. “Ando por todo o Brasil a trabalho e há poucas instituições com uma estrutura como a da Univates, que é surpreendente. No Piauí a ideia que temos de cidade do interior é outra. Aqui em Lajeado há outra estrutura, não falta nada”, salienta.

Noite Cultural reúne pós-graduandos

Nicole Morás

Com tantos estudantes vindos de fora do estado, a Univates costuma realizar a Noite Cultural dos PPGs, como ocorreu nesta quinta-feira, 11, quando foi apresentada a cultura gaúcha aos pós-graduandos. Realizado no CTG Tropilha Farrapa, o evento promoveu a integração entre docentes e discentes. Além de jantar típico, houve apresentação da invernada infantil.

Inscrições abertas

A Universidade do Vale do Taquari - Univates recebe inscrições para quatro dos seus cinco programas de pós-graduação stricto sensu. As oportunidades são para o mestrado e doutorado em Ensino, Mestrado em Ensino de Ciências Exatas - ambos com inscrições até o dia 30 de agosto - e Mestrado em Sistemas Ambientais Sustentáveis, que recebe inscrições até 18 de outubro. Para o PPGBiotec há inscrições, até o dia 26 de julho, para doutorado com início neste ano ainda. Saiba mais sobre cada PPG em www.univates.br/mestrado-e-doutorado.