Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Inscrições abertas para bolsas integrais de mestrado do PPGSAS

Postado as 16/03/2021 10:43:41

Por Nicole Morás

Até o dia 25 de março, a Universidade do Vale do Taquari - Univates recebe inscrições para dois estudantes de mestrado com bolsa integral no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS).

Giovane Sebastiany

A temática das dissertações será o desenvolvimento de metodologias de restauração da cobertura vegetal de áreas degradadas em margens de rios e arroios, uma vez que as bolsas são vinculadas ao projeto de pesquisa “Ecologia de Comunidades vegetais: estrutura e restauração ecológica, diversidade e potencialidades para a exploração sustentável”, coordenado pela doutora Elisete Maria de Freitas, que será a orientadora dos projetos.

Conforme Elisete, o projeto foi encaminhado para a Divisão de Licenciamento Florestal (DLF) do Departamento de Biodiversidade (DBIO) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA/RS) em 2019. Depois de várias adaptações, em setembro de 2019 foi concedido parecer favorável para a sua execução.

A partir de então, o projeto ficou disponível em um ‘banco de projetos’ para ser adotado por alguma empresa que tem passivos ambientais em razão das atividades que desenvolve. Foi assim que, recentemente, a CEEE ‘adotou’ o nosso projeto e poderemos executá-lo. Com a execução do projeto, iremos avaliar diferentes metodologias que serão aplicadas em áreas degradadas nas margens de rios e arroios da Bacia Hidrográfica do rio Taquari, para definir as melhores estratégias para a restauração da cobertura vegetal
Elisete de Freitas, pesquisadora da Univates

Divulgação

A pesquisadora acrescenta que a execução deste projeto é uma grande oportunidade para o Vale do Taquari, “pois temos extensas áreas degradadas e poderemos indicar formas para reverter esta realidade e contribuir para que as propriedades se adequem à legislação vigente. As atividades envolverão, inicialmente, a seleção de áreas para a realização do estudo, seguido do controle de espécies exóticas invasoras, implantação das metodologias e avaliação dos resultados obtidos, elaboração de um livro com as espécies nativas das matas ciliares, atividades de divulgação dos resultados e das metodologias para a comunidade, dentre outras”, afirma Elisete.

 As duas bolsas são integrais, no valor de de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) cada uma, pelo período de 24 (vinte e quatro) meses, a contar do início da vigência da bolsa, previsto para a primeira quinzena de abril. Além disso, o aluno não pagará a mensalidade do curso.

Todas as informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas no edital. Para participar do processo de seleção, os candidatos devem se inscrever em univates.br/ppgsas.

Para ser bolsista, o candidato deve a) ter título de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC ou equivalente em caso de estrangeiro (os candidatos ao mestrado que ainda não concluíram sua graduação e que pretendem participar da seleção devem apresentar documento comprobatório da previsão de conclusão do curso de graduação para data anterior ao início da vigência da bolsa); b) ter disponibilidade de dedicação integral para o desenvolvimento da dissertação; c) ter currículo Lattes cadastrado e atualizado.

Mais informações sobre as bolsas e sobre o PPGSAS podem ser obtidas em www.univates.br/ppgsas ou pelo e-mail ppgsas@univates.br.