Tuane Eggers

Mestres pelo PPGSAS da Univates contam suas experiências no Programa

Postado as 16/07/2021 14:18:16

Por Lucas George Wendt

O mestrado simboliza um passo importante na carreira de qualquer pessoa que já tenha um curso superior. Na Universidade do Vale do Taquari - Univates existem diferentes cursos de pós-graduação, e um deles é o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS)

O PPGSAS existe desde 2016, tendo sido aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a oferta na Univates em 2015. O mestrado profissional tem caráter interdisciplinar e atualmente é coordenado pela professora doutora Liana Johann.

O Programa tem por objetivo formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal voltado ao sistema agroalimentar, subsidiando uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas na produção agroindustrial familiar, e aos processos de licenciamento de empreendimentos, sustentabilidade produtiva e tratamento adequado dos resíduos.

Até o momento, o PPGSAS teve 45 estudantes. Destes, 20 já estão titulados receberam o título de mestre ou mestra, ou seja, apresentaram suas dissertações, nas quais muitas vezes são abordados temas que têm relação com o trabalho e as realidades locais dos pesquisadores. Para relatar sua trajetória e a importância do PPGSAS, o Programa selecionou cinco depoimentos de alunos diplomados que receberam destaque em sua profissão atribuído, também, de forma indireta, ao PPGSAS, que contribuiu para a formação dos profissionais.

Divulgação

Guilherme Scheuermann era sócio em um escritório de contabilidade. Ele trabalha como professor universitário na Univates, onde também atuou na coordenação de cursos a distância. Atualmente Guilherme é o diretor da Faculdade Univates de Nova Mutum, que será instalada no Mato Grosso.

Divulgação

Quem também recorda sua trajetória é o mestre Alexandre Batista Scheifler. Ele foi assessor parlamentar, trabalhou ativamente nas sessões públicas de discussão do Novo Código Florestal e, recentemente, foi convidado para ser secretário de agricultura do município de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Divulgação

Vamos conhecer parte da história do Gérson Dalcin, que atualmente é coordenador da Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) na Vibra Agroindustrial S/A. Ele trabalha nas áreas de ambiente e sustentabilidade em uma empresa brasileira em parceria com uma empresa norte-americana.

Divulgação

Odith da Silva Leão também conta parte de sua trajetória. Ela é esteticista e ministra cursos e palestras sobre adequação ambiental em clínicas estéticas. Mantém contato constante com o público por meio de seu perfil no Instagram (@odithleao) e é sócia da Puro Fazer, uma empresa incubada na Incubadora Tecnológica da Univates, no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates).

Divulgação

Renata Oberherr foi analista ambiental na área de tratamento de resíduos e, atualmente, está cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sua pesquisa aborda o tratamento de efluentes gerados pela indústria de laticínios.