Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates apresenta pesquisas publicadas em revistas científicas na última semana

Postado as 24/09/2021 14:37:09

Por Lucas George Wendt

O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas. 

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individuais. 

Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes serão destacados no site da Instituição. 

Confira o que a Univates publicou de 15 de setembro a 24 de setembro de 2019

Título do artigo: Effects of infestations of the storage mite Tyrophagus putrescentiae (Acaridae) on the presence of fungal species and mycotoxin production in stored products / Efeitos de infestações do ácaro de armazenamento Tyrophagus putrescentiae (Acaridae) na presença de espécies de fungos e produção de micotoxinas em produtos armazenados 

Autoria: Patrícia Vogel, Guilherme Liberato da Silva, Isadora Zanatta Esswein, Maria Cristina Dallazen, Daiane Heidrich, Danielle Machado Pagani, Lucélia Hoehne, Maria Lúcia Scroferneker, Patricia Valente e Noeli Juarez Ferla

Revista científica: Journal of Stored Products Research

Do que trata a pesquisa científica: O ácaro que habita espaços de armazenamento Tyrophagus putrescentiae (Schrank) (Acari: Acaridae) é uma das principais pragas de alimentos armazenados (queijo, milho, aveia, trigo, soja etc.). Os ácaros podem infestar alimentos que são armazenados em condições sanitárias insatisfatórias, o que também pode fornecer condições para o crescimento de fungos, o que indica associação ácaro-fungo. No entanto, pouco se sabe sobre a influência de T. putrescentiae na produção de micotoxinas sob diferentes produtos armazenados ao longo do tempo. O objetivo principal do presente estudo foi identificar as espécies de fungos presentes na aveia, milho e farinha de trigo associadas a infestações de T. putrescentiae e avaliar a produção de micotoxinas antes e após seis meses de armazenamento com essas infestações. Amostras de trigo, milho e grãos de aveia foram comparadas, e cada safra foi armazenada em seis recipientes infestados por T. putrescentiae. Três recipientes restantes foram armazenados nas mesmas condições de temperatura e umidade, sem introdução dos ácaros, que funcionaram como controle. Obtivemos 55 amostras de fungos, sendo que a maioria foi identificada com 99% ou 100% de identidade e ≥97% de cobertura com cepas tipo de cada espécie fúngica. As concentrações de micotoxinas analisadas na farinha de milho armazenada por seis meses diminuíram com e sem T. putrescentiae (p <0,05). Em relação à concentração de micotoxinas com T. putrescentiae, a aflatoxina aumentou na aveia (p <0,05) enquanto a zearalenona diminuiu no trigo (p <0,05). Nossos resultados provaram que a T. putrescentiae pode induzir significativamente a produção de micotoxinas em produtos armazenados avaliados por seis meses.

Vinculação: Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), Ciências Médicas (PPGCM) e Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS)

Publicado quando: setembro de 2021 

 

Título do artigo: Ponto de vista de alunos do ensino médio sobre recursos didáticos, sistemas de automação residencial e mapas conceituais no processo de aprendizagem do conceito de energia

Autoria: José Jorge Vale Rodrigues e Eniz Conceição Oliveira

Revista científica: Cadernos de Física da Ufes 

Do que trata a pesquisa científica: Este artigo apresenta parte dos resultados alcançados em um estudo exploratório realizado para verificar inconsistências em um projeto de pesquisa de doutorado em Ensino. A metodologia da pesquisa qualitativa foi organizada seguindo propriedades da Teoria da Aprendizagem Significativa. Os participantes desta pesquisa foram 25 alunos do 3º ano do ensino médio técnico federal do Tocantins. Inicialmente os alunos responderam um pré-teste, desenvolveram as atividades com protótipos de automação residencial, foram orientados quanto à elaboração dos mapas conceituais por meio do software Cmaptools, posteriormente elaboraram os mapas conceituais finais segundo as aulas que tiveram e as atividades que realizaram e concluíram respondendo um questionário de opinião na Plataforma Google Classroom com o intuito de verificar seu ponto de vista a respeito dos recursos didáticos utilizados, sistemas de automação residencial e mapas conceituais no processo de aprendizagem do conceito de energia, que é o foco principal deste artigo. Este trabalho permitiu detectar os principais problemas técnicos que surgiram durante a construção dos protótipos, observar as falhas mais comuns na operacionalidade dos mapas conceituais e execução do software para a elaboração dos mesmos, perceber as principais dificuldades dos alunos em termos de atividades práticas em grupo envolvendo materiais concretos. 

Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) 

Publicado quando: setembro de 2021

 

Título do artigo: Cooperativismo e desenvolvimento: aproximações acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Autoria: Bruno Nonnemacher Buttenbender, Douglas Henrique Flach, Carlos Cândido da Silva Cyrne, Júlia Elisabete Barden e Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar

Revista científica: Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 

Do que trata a pesquisa científica: O estudo tem como objetivo identificar como o cooperativismo permite uma aproximação e participa da construção do desenvolvimento sustentável, proporcionando a reflexão e sensibilização a respeito das oportunidades e desafios que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam neste cenário. Metodologicamente, o estudo se classifica como uma pesquisa quali-quantitativa, fundamentada em um levantamento bibliográfico e documental de caráter exploratório, visto que o objetivo deste estudo é identificar como o cooperativismo participa da construção das condições para o desenvolvimento sustentável, em especial via Agenda 2030. A etapa qualitativa buscou identificar a relação existente entre os Princípios do Cooperativismo e os ODS, enquanto que a etapa quantitativa e buscou mensurar as ações de responsabilidade social que foram desenvolvidas pelas cooperativas brasileiras, vinculadas ao programa Dia de Cooperar (Dia C), e que contribuem direta ou indiretamente para o alcance dos ODS. As principais conclusões permitem afirmar que o cooperativismo está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em sua teoria e prática, tanto a partir dos princípios e valores que norteiam o movimento, em especial o da intercooperação e do interesse pela comunidade, quanto em se considerando as ações de responsabilidade socioambiental desempenhadas pelas cooperativas nos espaços onde estas se encontram. Entende-se assim, que o cooperativismo desempenha um papel fundamental na construção da mudança de paradigmas e comportamentos que conduzirão à construção do desenvolvimento sustentável. 

Vinculação: Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS)

Publicado quando: setembro de 2021

 

Título do artigo: Migração haitiana e o casamento como prática social: a presença da mulher haitiana e a demanda pelo direito de casar

Autoria: Marcele Scapin Rogerio, Margarita Rosa Gaviria Mejía e Fernanda Storck Pinheiro

Revista científica: Revista Direitos Culturais 

Do que trata a pesquisa científica: O objetivo deste estudo é analisar o significado do casamento no contexto migratório haitiano na região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, enfocando a luta desses migrantes pelo direito ao casamento civil e a reconfiguração social da migração pela presença da mulher haitiana. A inspiração ao tema é resultado de observações empíricas realizadas em três cidades após evidências da importância do casamento para os migrantes haitianos. Além disso, exigências burocráticas à formalização civil do matrimônio entre migrantes foram adequadas para que esse direito fosse conquistado. O artigo é resultado de uma pesquisa etnográfica, realizada entre os anos de 2017 a 2020, aliada às pesquisas bibliográfica e documental.

Vinculação: Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD)

Publicado quando: setembro de 2021 

 

Título do artigo: Avaliação da sustentabilidade ambiental de propriedades rurais produtoras de leite

Autoria: Claus Haetinger, Claudete Rempel, Maico Fernando Herrmann e Gustavo Rodrigo da Silva

Revista científica: Journal of Social, Technological and Environmental Science

Do que trata a pesquisa científica: É necessário gerir e adequar as propriedades produtoras de leite às exigências ambientais. Tendo por base o problema de pesquisa “Como está a sustentabilidade ambiental de propriedades produtoras de leite?” este estudo tem como objetivo avaliar a sustentabilidade ambiental de propriedades rurais produtoras de leite na região do Vale do Taquari/RS como área de estudo. Para tanto, são avaliados nove parâmetros: qualidade da água, situação de uso e cobertura das áreas de preservação permanente, área para reserva legal, destinação de dejetos, identificação de não queimadas, erosão do solo, diversidade de culturas, armazenamento e utilização de agrotóxicos e declividade da propriedade em 124 propriedades produtoras de leite da região do Vale do Taquari. Foi possível verificar que a diversidade de culturas é o parâmetro que apresenta a menor pontuação (21,9%), seguido pela forma de disposição e utilização dos dejetos (55,7%) e qualidade da água (68,6%) e que os parâmetros que se encontram melhor avaliados são a ausência ou pouca prática de queimadas (88,7%) e pouca erosão do solo (88,1%). Conclui-se que as propriedades apresentam índice de sustentabilidade ambiental regular (média=59,7 pontos). 

Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) 

Publicado quando: setembro de 2021

 

Título do artigo: Agricultural land use affects the heterogeneity of Odonata communities in the Brazilian Pampa / O uso da terra agrícola afeta a heterogeneidade das comunidades de Odonata no Pampa Brasileiro

Autoria: Mateus Marques Pires, Göran Sahlén e Eduardo Périco

Revista científica: Journal of Insect Conservation 

Do que trata a pesquisa científica: A expansão da agricultura tem impactos negativos sobre a biodiversidade de água doce. No entanto, os efeitos do uso da terra agrícola não são semelhantes entre os táxons e dependem do contexto local. Por exemplo, os impactos da expansão agrícola são pouco estudados na região Neotrópica (uma das regiões líderes em expansão de terras agrícolas). O conhecimento dos efeitos do uso da terra agrícola sobre os insetos aquáticos dos campos subtropicais da América do Sul (Pampa) é ainda mais incipiente. Testamos se a modificação da paisagem relacionada ao aumento do uso da terra agrícola estava associada à homogeneização taxonômica em comunidades de odonatos em corpos d'água no Pampa brasileiro. Os odonatos foram coletados em corpos d'água que diferem na principal classe de uso da terra em seus arredores (terras agrícolas ou pastagens). Os locais de cultivo e pastagem diferiam em relação às suas condições abióticas (química da água) e composição de espécies de Odonata. Além disso, encontramos maior variação na composição de Odonata (e subordens Anisoptera e Zygoptera separadamente) em pastagens do que em áreas de cultivo. Encontramos uma interação entre os usos da terra para agricultura e pastagem e a variação na composição das comunidades de odonatos no Pampa brasileiro. Especificamente, a modificação da paisagem pela agricultura modificou as condições abióticas nos corpos d'água, o que pode ter favorecido espécies capazes de se estabelecerem como larvas em condições ambientais mais adversas.

Vinculação: Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) 

Publicado quando: setembro de 2021

 

Título do artigo: Neuropsychiatric disorders and COVID-19: what we know so far / Transtornos neuropsiquiátricos e COVID-19: o que sabemos até aqui

Autoria: Fernanda Majolo, Guilherme Liberato da Silva, Lucas Vieira, Cetin Anli, Luís Fernando Saraiva Macedo Timmers, Stefan Laufer e Márcia Inês Goettert

Revista científica: Pharmaceuticals  

Do que trata a pesquisa científica: SARS-CoV-2 (Síndrome Respiratória Aguda Grave Coronavirus-2) afeta o sistema nervoso central (SNC), o que é mostrado em um número significativo de pacientes com eventos neurológicos. Neste estudo, foi realizada uma revisão da literatura atualizada sobre distúrbios neurológicos em COVID-19. Os sintomas neurológicos são mais comuns em pacientes com infecção grave, de acordo com ao seu estado respiratório e divididos em três categorias: (1) manifestações do SNC; (2) cranial e manifestações do sistema nervoso periférico; e (3) manifestações de lesão do músculo esquelético. Pacientes com doença cerebrovascular pré-existente estão em maior risco de admissão na unidade de intensiva (UTI) e mortalidade. As manifestações neurológicas associadas com COVID-19 são de grande importância, mas quando ocorrem sinais vitais anormais com risco de vida em pacientes com COVID-19 gravemente enfermos, problemas neurológicos geralmente não são considerados. É fundamental buscar novos tratamentos para danos cerebrais, bem como terapias alternativas que recuperam o cérebro danificado e reduzam a resposta inflamatória e suas consequências para outros órgãos. Além disso, é necessário diagnosticar essas manifestações o mais cedo possível para limitar as consequências a longo prazo. 

Vinculação: Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e Ciências Médicas (PPGCM)

Publicado quando: setembro de 2021

 

Título do artigo: O Projeto Transformação em Arte - Strategy for qualify people for a sustainable society

Autoria: Sandro Fröhlich, Neuro José Zambam e Laiana Karolina Demenech 

Revista científica: Revista Direitos Culturais 

Do que trata a pesquisa científica: O objetivo deste artigo é analisar como o Projeto TransformAção em Arte, desenvolvido na Vila Popular, em Passo Fundo/RS, na sua estratégia para a formação de pessoas, contribui efetivamente para a autonomia, a integração social e a sustentabilidade humana, social e ecológica, numa região com forte vulnerabilidade social. A estratégia metodológica contempla a exposição de aspectos relevantes coletados por meio de observações realizadas in loco por meio de visitas e outras informações acessadas de diversas fontes. O referencial teórico é a obra de Leonardo Boff. Os beneficiários, por meio da formação e participação, tornam-se agentes ativos de transformação. 

Vinculação: Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA)

Publicado quando: setembro de 2021

Saiba mais sobre as publicações científicas 

Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores – o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem. 

As pesquisas científicas podem estar vinculadas a projetos de pesquisa, que seguem as diretrizes institucionais para produção do conhecimento científico, e estando vinculadas aos Programas de Pós-Graduação – nesses espaços, em geral, ligadas ao trabalho dos pesquisadores docentes da Univates ou ao trabalho dos mestrandos e doutorandos –, ou também podem ser desenvolvidas nos cursos de graduação como requisito para obtenção dos títulos de bacharel, licenciado ou tecnólogo. 

Logo ods