PPGAD e PPGSAS da Univates integram a programação do Circuito Urbano da ONU

Postado as 19/10/2021 14:43:12

Por Lucas George Wendt

Docentes pesquisadores da Universidade do Vale do Taquari - Univates estão na programação do Circuito Urbano da ONU em 2021. Os professores doutores André Jasper, Rodrigo Spinelli e Luciana Turatti, representando os Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), estarão dialogando sobre cidades resilientes na programação do evento mundial.

A atividade que tem a participação da Univates é uma das 180 que acontecem no Brasil alusivas ao Outubro Urbano e acontece no dia 29 de outubro, a partir das 19h. Além dos professores, o evento também conta com a participação da doutoranda pelo PPGAD Andrea Almeida Barros, que atua como promotora designada para a Promotoria Regional de Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica dos rios Taquari e Antas do Ministério Público do RS.

Os pesquisadores, especificamente, tratarão sobre cidades resilientes e formas de amenizar os efeitos das mudanças climáticas por meio de ocupações urbanas sustentáveis. A transmissão acontece pelo canal do Circuito Urbano no Youtube.

Prof.ª Dra. Luciana Turatti

Prof.ª Dra. Luciana Turatti

Prof. Dr. Rodrigo Spinelli

Lucas George Wendt

Prof. Dr. André Jasper

Outubro Urbano & Circuito Urbano 2021

O ONU-Habitat realiza, todos os anos, o Outubro Urbano. O mês se inicia com o Dia Mundial do Habitat (na primeira segunda-feira do mês – este ano, no dia 4 de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro). O Outubro Urbano conta sempre com dois temas selecionados para estimular o debate entre diversos atores sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todos. Em 2021, o foco do debate será no papel das cidades na luta contra a emergência climática, em preparação para a COP26, que acontecerá entre 1o e 12 de novembro deste ano em Glasgow, no Reino Unido. O Dia Mundial do Habitat abordará o tema “Acelerando a ação urbana para um mundo livre de carbono” e o Dia Mundial das Cidades focará no tema “Adaptando cidades para a resiliência climática”.

Para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano de cada ano, o escritório da ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano: uma iniciativa para dar visibilidade e apoio institucional a eventos organizados por diversos atores em todo o país. Desde então, já apoiou a realização de aproximadamente 400 eventos.

Em 2021, a quarta edição do Circuito Urbano será realizada novamente de forma totalmente virtual, com eventos ao vivo ou gravados previamente, devido ao prolongamento da pandemia de covid-19. O tema do Circuito Urbano 2021 é “Cidades na linha de frente da ação climática” e os eventos poderão ser relacionados a quatro linhas temáticas: 1) Cidades Sustentáveis e Livres de Carbono; 2) Cidades Inclusivas e Justas; 3) Cidades Saudáveis e 4) Cidades Resilientes.

ONU-Habitat

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) estabeleceu-se em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, é a agência das Nações Unidas que atua em prol do desenvolvimento urbano, social, econômico e ambientalmente sustentável.

O ONU-Habitat está presente no Brasil há mais de 20 anos, atuando em projetos relacionados a diversos temas urbanos em cidades de todo o país. O Escritório Regional para América Latina e o Caribe e o escritório para o Brasil e o Cone Sul estão localizados no Rio de Janeiro. No Brasil também há equipes fixas nos municípios de Belo Horizonte (Minas Gerais), Maricá (Rio de Janeiro), Maceió (Alagoas) e Recife (Pernambuco).

Logo ods-11