Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tuane Eggers

Univates obtém Certificado de Qualidade em Biossegurança para realização de pesquisas científicas com organismos geneticamente modificados

Postado as 30/12/2022 10:48:28

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

De acordo com a Lei n.º 8.974, de 5 de janeiro de 1995, e o Capítulo V do Decreto n.º 1.752, de 20 de dezembro de 1995, para que a Universidade do Vale do Taquari - Univates e outras Instituições do país possam realizar pesquisas científicas com organismos geneticamente modificados (OGM), faz-se necessária não só a instituição de uma Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), mas também a obtenção de um Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB). 

Ao longo de suas pesquisas na Univates, o professor doutor Rodrigo Ducati  identificou essa necessidade em dezembro de 2018 e, a partir de então, segue envolvido com o tema. No início de 2022, a Universidade instituiu uma CIBio, composta atualmente pelos professores doutores Rodrigo Ducati (presidente) e João Antônio Pêgas Henriques. No final de novembro de 2022, a solicitação do CQB da Univates foi aprovada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), em Brasília. 

A Lei e o Decreto estabelecem que entidades nacionais, estrangeiras ou internacionais que desenvolvam ou queiram desenvolver atividades e projetos relacionados a OGMs e derivados deverão requerer à CTNBio o CQB. A obtenção de um CQB autorizando o manejo de OGM viabiliza atividades dedicadas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à produção e à prestação de serviços que envolvam esses organismos e derivados no território nacional.

Fernanda Possebon

Organizações públicas e privadas, nacionais, estrangeiras ou internacionais que queiram financiar ou patrocinar aquelas atividades, ainda que mediante convênio ou contrato, também deverão exigir das entidades beneficiadas que funcionem no território nacional o CQB. “Montamos uma CIBio na Univates, publicada em uma portaria em 2022. Em seguida, passei um bom tempo preenchendo formulários e protocolos com todos os detalhes sobre a instituição, laboratórios, organismos a serem pesquisados… Após submissão de todo esse material, nosso CQB foi deferido. Foi bem trabalhoso, mas, como fui bem minucioso na documentação, deu certo de primeira”, comemora o docente Ducati. 

“As perspectivas, a partir da obtenção do CQB, são quase ilimitadas. Pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento, prestação de serviços… Certamente o PPGBiotec será beneficiado com a certificação, mas o CQB engloba toda a instituição, então permite o engajamento de qualquer PPG da Universidade, assim como do Tecnovates, por exemplo”, detalha o pesquisador. 

Logo ods