Estudantes criam "couro" feito de frutas desperdiçadas
A ideia do grupo de designers – formado por Hugo de Boon, Aron Hotting, Koen Meerkerk, Maaike Schoonen, Bart Schram e Miloy Snoijers – também pretende diminuir o desperdício de alimentos.
Os alunos do quarto ano da Willem de Kooning Academie, em Rotterdam, se inspiraram em uma técnica normalmente utilizada na gastronomia para desenvolver o novo material que pretende ser uma alternativa sustentável ao couro animal.
O material, denominado Fruitleather (ou ‘couro de frutas’, numa tradução livre), é confeccionado em três etapas: amassar, cozinhar e desidratar os alimentos.
Por enquanto, os estudantes já conseguiram produzir uma sacola feita a partir de nectarinas, um abajur de pêssegos e utilizaram 14 mangas para a confecção de uma bolsa.
Produção
A expectativa dos designers é continuar com o projeto e buscar investidores para melhorar a durabilidade e a qualidade do produto, para produzi-lo em larga escala.
Os estudantes relatam que uma empresa alemã produtora de bancos de couro e peças para automóveis da BMW e da Porsche já demonstrou interesse em investir no material alternativo.
“O que nós queremos atingir com esse projeto é chamar atenção para o problema que é o desperdício de alimentos e mostrar que existe uma solução. Nós queremos trabalhar junto com empresas e organizações para tornar o material melhor e criar uma grande variedade de produtos”, afirmaram os idealizadores do Fruitleather.
No site do projeto estão mais fotos e informações sobre a criação e na página do Facebook é possível acompanhar os rumos dessa ideia.
Fonte: Só Notícia Boa