AGORA
NO AR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carregando...
CARREGANDO ...
A SEGUIR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carragando ...

Notícias

08 Maio de 2019

Rocketman e Sua Trilha Sonora

 
 
É melhor se preparar para um dos filmes do ano: no dia 30 de maio estreia “Rocketman”, uma espécie de biografia fantasiosa autorizada do cantor inglês Elton John. O projeto tem a direção de Dexter Fletcher, que também assinou “Bohemian Rapsody”, responsável por conta a história de outra entidade britânica da música como personagem: o grupo Queen. Mais especificamente, seu vocalista, Freddie Mercury.
 
 
 
Apesar de muito eficiente e premiado, “Bohemian Rapsody” dividiu opiniões entre os fãs da banda e os próprios admiradores da música pop como objeto de assunto para o cinema. Muita gente acusou o filme de poupar o espectador das situações barra pesada pela qual o Queen passou, especialmente no que diz respeito às questões sobre orientação sexual e uso de drogas. Vá lá, é uma opção do roteiro e do diretor, que, bem ou mal, trouxe benefícios para o resultado final. Mas com “Rocketman” a coisa parece que será bem diferente do estilo linear de “Bohemian…”. Quem vive Elton é o ator inglês Taron Egerton, que ganhou fama por estrelar os filmes da série “Kingsman”.
 
 
 
Será diferente porque Fletcher se dispôs a contar a história de Elton com uma série de licenças poéticas, mergulhando nos fatos, mas construindo painéis abstratos a partir dele, como se fosse uma história recontada. Pode funcionar lindamente como pode, também, desagradar aos mesmos espectadores carentes de narrativas lineares. A verdade é que a vida de Elton, cheia de altos e baixos, além das mesmas questões sobre orientação sexual e uso de drogas, em níveis equivalentes às de Freddie Mercury, pode render uma narrativa inesquecível ou ser aviltada em nome de um resultado final chapa branca. A julgar pelos trailers, isso parece distante do que o filme trará. A gente vai falar dele aqui quando chegar a hora, fica ligado/a.
 
 
 
Por ora o que nos interessa aqui é a parte musical. O filme tem uma trilha sonora de 21 canções de Elton, que são interpretadas por Egerton. A julgar pelo resultado de “Rocket Man”, que já foi divulgada, o ator dá conta do recado. O fato é que a música do cantor e pianista inglês sempre foi majestosa, estando, em muitos momentos de sua carreira, em pé de igualdade em relação à produção de Beatles e Beach Boys. E este período – o início dos anos 1970 – é largamente abordado pelas canções escolhidas para o filme. Nada mais justo, até porque, a produção de Giles Martin – filho de George Martin e responsável pelas remasterizações recentes dos álbuns dos Beatles – promete respeitar, porém, acrescentar novas nuances às interpretações de Egerton. O que parece é que as leituras do ator não servirão apenas como objeto de curiosidade e serão descartadas com o tempo. E isso é ótimo, todo mundo sai ganhando.
 
 
 
Vamos dar uma passeada pelas canções e discos que estão na trilha sonora? Vem.
 
 
 
 
 
– Thank You For All Your Loving – Demo 1968, gravada pelo grupo Dukes Noblemen
 
Uma das primeiras composições de Elton, gravada pelo grupo Dukes Noblemen, com ele no piano e vocais de apoio. É uma canção nitidamente de inspiração soul/R&B, como muitas de sua carreira.
 
– Border Song
 
– Rock & Roll Madonna
 
– Your Song
 
– Take Me To The Pilot
 
 
 
Quatro canções do segundo disco “Elton John”, de 1970, entre elas, a impressionante “Your Song”, uma das gravações mais belas da história da música pop. A letra e a melodia, perfeitas, servem como representação da maravilhosa parceria de Elton e o letrista Bernie Taupin. Além dela, dois clássicos de sua carreira, de menor alcance: “Border Song”, com um arranjo impressionante de cordas e “Take Me To The Pilot”, outra gravação encharcada no espírito r&b. “Rock’n’Roll Madonna” também vai pela mesma trilha, tendo sido lançada em single na mesma época do disco.
 
 
 
Quer saber mais?
Então dá uma conferida no Celula Pop
Clique para ampliar
{loadscriptspadrao__}