AGORA
NO AR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carregando...
CARREGANDO ...
A SEGUIR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carragando ...

Notícias

30 Abril de 2021

OSPA dá início à temporada 2021 no sábado (8/5)

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) anuncia a abertura da temporada artística 2021 para o sábado, dia 8 de maio. Em função da pandemia de Covid-19, os primeiros concertos serão com grupos de câmara, levando um número reduzido de instrumentistas à Sala de Concertos da Casa da OSPA, e serão transmitidos ao vivo, sempre aos sábados, às 17h, pelo canal do Youtube da orquestra. Ainda não há previsão de retorno do público presencial. 
 
 
 
Para marcar a abertura da temporada, o maestro Evandro Matté convida o público para um bate-papo nesta segunda-feira, 3 de maio, às 19h, no Instagram da OSPA. O regente e diretor artístico da orquestra conversa com a pianista Olinda Allessandrini sobre o concerto do dia 8 de maio e também traz novidades sobre o Complexo Casa da OSPA. Depois da abertura da Sala de Concertos, em março de 2018, a sede da orquestra segue em construção nas dependências do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), na Avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre. 
 
 
 
A estreia da temporada neste sábado (8/5), às 17h, traz um repertório de compositores franceses. O concerto começa com as obras “Ballade”, de Eugène Bozza (1905-1991) e “A La Manière de Schumann”, de Jean Michel-Defaye (1932-). As peças serão executadas em dueto, pelo trombonista da OSPA, José Milton Vieira, e pelo pianista convidado Paulo Bergmann. 
 
 
 
O destaque do programa é o compositor Camille Saint-Saëns (1835 – 1921), cujo centenário da morte tem sido lembrado no mundo todo. Dez músicos, incluindo dois pianistas (Olinda Allessandrini e Paulo Bergmann) executarão “O Carnaval dos Animais”. 
 
 
 
Saint-Saëns compôs a obra em 1886 como uma brincadeira para divertir seus amigos. Os instrumentos aludem a diferentes animais, o que frequentemente associa a obra ao repertório infantil. No entanto, esta não era a intenção do compositor: os animais são uma sátira a personalidades da sociedade francesa. O autor só apresentou o trabalho duas vezes, por medo que prejudicasse a sua carreira. Após a sua morte, “O Carnaval dos Animais” veio a público em 1922 e se tornou uma das obras mais populares de Saint-Saëns, presente nas trilhas sonoras de filmes como “Fantasia 2000” e “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. 
 
 
 
A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da Temporada 2021 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul e Alibem. Apoiadores da Temporada Artística: Dufrio e Sulgás. A realização é da Fundação OSPA e Fundação Cultural Pablo Komlós.
 
 
 
 
 
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)
 
 
 
Live de lançamento da temporada 2021
 
Quando: segunda-feira, 3 de maio de 2021, às 19h
 
Onde: ao vivo, pelo perfil da OSPA no Instagram
 
 
 
Concerto de abertura da temporada 2021 – SAINT-SAËNS 100 ANOS
 
Quando: 8 de maio de 2021, às 17h
 
Onde: Ao vivo, pelo canal da OSPA no Youtube
 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da OSPA
 
 
Clique para ampliar
{loadscriptspadrao__}