AGORA
NO AR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carregando...
CARREGANDO ...
A SEGUIR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carragando ...

Notícias

24 Setembro de 2021

'Nevermind', 30 anos: álbum que subverteu o mercado musical

O hino
Nem os autores apostavam na música de versos incompreensíveis- mesmo assim, ela mudou a carreira do Nirvana e os rumos do rock.
 
Toda canção tem um propósito. O Nirvana começou a levar “Smells Like Teen Spirit” ao mundo em um show no pequeno OK Hotel, em Seattle, em 17 de abril de 1991, com um objetivo: juntar dinheiro para pagar a gasolina da viagem que fariam até Los Angeles, para gravar "Nevermind".
 
A música foi bem recebida pelo público, mas a completa falta de expectativa da própria banda de que a faixa pudesse se transformar em um grande sucesso só começou a mudar em maio de 1991.
 
Foi no estúdio Sound City, em Los Angeles, California, que a banda notou o entusiasmo do produtor Butch Vig com “Smells Like Teen Spirit”. “Pensei que ‘In Bloom’ ou ‘Lithium’ seriam os hits. 'Smells' era só um outro pedaço do disco. Gravamos rápido, mas acho que era uma das favoritas do Butch Vig e então ficou claro que seria uma música especial...”, lembrou Dave Grohl à revista "Mojo".
 
Ao contrário da maioria das composições do Nirvana, ela é creditada não só ao vocalista e guitarrista Kurt Cobain, mas também ao baterista Dave Grohl e o baixista Krist Novoselic. Kurt chegou no estúdio com o riff e o refrão para que eles experimentassem a dinâmica de maneira livre.
 
De cara, Novoselic achou a ideia “ridícula”, mas sugeriu que eles tocassem mais devagar, e a partir daí eles foram inserindo mais elementos até o acabamento final junto com Butch Vig. Sobrepor vocais na gravação foi uma ideia que Kurt rejeitou no início, mas Vig conseguiu convencê-lo com um argumento simples: “John Lennon também fazia isso”.
 
"Não podemos tocar isso. Não entendo nada que o cara canta”. A reação inicial de alguns radialistas, como descrita na biografia "Mais Pesado Que O Céu", de Charles Cross, foi logo vencida pelo poder hipnotizante do riff simples - quase idêntico ao de “More Than A Feeling”, do Boston, e várias outras músicas, como o próprio Kurt Cobain admitia - repetido à exaustão.
 
Mais do que a melodia, foi na dinâmica que Kurt Cobain, Dave Grohl e Kirst Novoselic foram capazes de carregar toda a revolução alternativa que acontecia desde os anos 80 e atirar na direção do mainstream.
 
“Eu estava basicamente tentando copiar os Pixies” é a declaração clássica de Kurt sobre a música, junto a tantos outros elogios que fez aos pioneiros do indie rock americano dos anos 80.
 
A transformação de “Teen Spirit” em um fenômeno cultural que catapultou Nevermind ao topo do Hot 100 da Billboard e todo o rock alternativo ao circuito comercial contou com um elemento visual que ajudou a dar significado às palavras desconexas de+ Kurt: o clipe. veu “Kurt Smells Like Teen Spirit” na parede de sua casa e ele pensou que fosse uma frase mais filosófica, não uma referência à marca.
 
A transformação de “Teen Spirit” em um fenômeno cultural que catapultou Nevermind ao topo do Hot 100 da Billboard e todo o rock alternativo ao circuito comercial contou com um elemento visual que ajudou a dar significado às palavras desconexas deKurt: o clipe em que a banda destruía uma escola.
 
Após 8 horas de gravação, cansativas para a banda e para os adolescente que figuravam como estudantes na plateia, a ideia para as cenas mais marcantes do vídeo veio do próprio Kurt Cobain: sair do lugar e destruir o cenário.
 
 
Fonte: G1 

Clique para ampliar
{loadscriptspadrao__}