AGORA
NO AR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carregando...
CARREGANDO ...
A SEGUIR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carragando ...

Notícias

29 Novembro de 2021

Projeto brasileiro reúne poesias escritas por Jim Morrison

Lançada oficialmente na última semana, a iniciativa foi encabeçada por Juliana Vannucchi, editora-chefe do site, e contou com o apoio dos dois colaboradores do FZN BR, Juan Youth e Camilo Nascimento.
 
O objetivo desse projeto cultural é apresentar ao público brasileiro algumas das inúmeras poesias escritas pelo vocalista do The Doors e, para isso, Vannucchi optou pela gravação da leitura de uma série de poesias selecionadas. “Sempre nutri um enorme interesse pelo trabalho artístico do Jim e também por sua persona. É relativamente raro encontrar poesias dele em língua portuguesa, e em julho deste ano fui presentada com uma edição bilíngue de seus poemas. Fascinada com o livro e levando em conta essa mencionada dificuldade de encontrar suas poesias disponíveis, pensei que seria valioso se convidássemos algumas pessoas para gravar seus textos. Foi dessa maneira que o projeto nasceu”, revela a editora.
 
A partir desse primeiro passo, a ideia começou a ser gradualmente estruturada. Primeiramente, o músico e radialista Sidan Rogozinski, vocalista da banda Madreprola, foi convidado para editar as gravações e, na sequência, a proposta foi apresentada a músicos nacionais e internacionais, que foram cuidadosamente convidados para colaborar com o projeto, visando assim gravações bilíngues que apresentam, portanto, as poesias originais em inglês e suas respectivas versões traduzidas.
 
 
A respeito da relevância dessa realização, Juan Youth, redator do Fanzine Brasil e colaborador do projeto, comentou: “Para mim é uma honra estar envolvido em algo tão especial envolvendo o Jim Morrison. Sempre me interessei em pesquisar bandas novas e também grupos da cena underground, mas o The Doors é diferenciado: é uma banda que sempre esteve à frente do seu tempo. Eles participaram da cena hippie dos anos 60, mas havia algo a mais naquilo que faziam. Sempre digo que o pai do punk são os Ramones, o avô é Iggy Pop, mas o bisavô é o Jim Morrison, pois mesmo com toda aquela onda de paz e amor, ele transmitia sua rebeldia que, para mim, de modo geral, é muito parecida com o movimento punk e, além disso, ele também era um grande poeta (não à toa estamos com este projeto). Jim Morrison ou Rei Lagarto sempre estará vivo, não só nas rádios de classic rock, mas também em todo ambiente alternativo”.
 
O projeto contou com a participação de músicos conceituados e de grande relevância na história do rock, como é o caso de Bob Bert, baterista do álbum de estreia do Sonic Youth, que gravou uma das poesias de Jim Morrison. Artistas icônicos, como Lora Logic (ex-saxofonista do X-Ray Spex), John Moore (ex-The Jesus And Mary Chain), James Stevenson (guitarrista de bandas como Generation X, The Cult, Jane Loves Jazebel) e outros também contribuíram com a iniciativa do Fanzine Brasil. Além desses, músicos brasileiros como Thiago Halleck (Gangue Morcego), Mau Carlakoski (She is Dead) e Fabi Bellentani (Madreperola) também marcaram presença no projeto.
 
John Moore, que atualmente está trabalhando sua carreira solo, destacou o significado do projeto, narrando uma experiência marcante e sensível em relação a Jim Morrison: “Aos dezenove anos, no Père Lachaise, fiquei parado em cima de seu túmulo, imaginando o que havia lá embaixo; desejando ter olhos de raio-X para ver através do solo. Eu sabia que isso era o mais perto que eu chegaria. Lá embaixo, seus ossos descansavam para a eternidade, ao lado dos outros exilados do mundo. Será que ele contou ao Oscar Wilde sobre o Hollywood Bowl, a música que explodiu noite adentro e o uivo elétrico que ainda ressoa ao redor do universo? Será que eles fizeram um brinde à decência pública ultrajante, enquanto Edith Piaf cantou Ne Regret Rien? Pelos padrões de Jim, eu tinha apenas oito anos para viver, aprender e consumir tudo. Eu ia me dar uma boa chance. Parece que sobrevivi às guerras do rock and roll e envelheci até o outro lado. Estou contente, eu acho. Li que seu pai, o almirante George Morrison, visitou o túmulo e fez as suas pazes. Isso me fez feliz”.
 
Você encontra mais informações sobre o projeto no site do Fanzine Brasil. Por sua vez, as gravações das poesias estão disponíveis no Soundcloud.
 
Fonte: Audiograma 

 

Clique para ampliar
{loadscriptspadrao__}