AGORA
NO AR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carregando...
CARREGANDO ...
A SEGUIR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carragando ...

Notícias

25 Novembro de 2022

Bala Desejo e Céu anunciam saída de festival com Erykah Badu

A banda Bala Desejo -- formada por Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra -- e a cantora Céu anunciaram a saída do Festival Nômade após críticas e cobranças pela presença de artistas negros no line-up. A cantora norte-americana Erykah Badu, referência do R&B, do soul e da black music, é a artista principal do evento.
 
Nas redes sociais, a banda Bala Desejo explicou que aceitou o convite "antes de saber exatamente quais seriam os artistas do line up e a programação completa do festival".
 
"Como uma banda, buscamos sempre estar próximos do público, mas é preciso que o público esteja próximo também de toda uma cena pulsante que, muitas vezes, fica à margem desse olhar curatorial. Depois do ocorrido e em respeito ao público que de pronto se posicionou assertivamente, decidimos não participar mais desse evento", afirmou o grupo (Veja comunicado completo ao final da matéria).
 
A banda ainda disse esperar que "o festival se pronuncie e opere as mudanças mais do que necessárias".
 
Também pelas redes sociais, a cantora Céu falou sobre sua decisão de cancelar sua participação no evento.
 
"Da minha parte, deixo aqui registrado que durante a apresentação do nosso show o palco teria mulheres pretas preferencialmente, artistas pretos majoritariamente, tendo sido essa, uma condição imposta por mim mesma. (...) Essa era uma iniciativa minha para uma celebração do “Catch a Fire” se desse em sua totalidade, plenitude e potência, abrindo caminhos e se conectando diretamente com a estrela da noite, Erykah Badu, na esperança de um olhar mais inclusivo, amoroso e renovado alinhado com uma sociedade mais justa", afirmou a cantora. (Veja comunicado completo ao final da matéria).
 
A banda Gilsons, que também estava anunciada para o evento, não se manifestou sobre o assunto, mas um segundo cartaz de divulgação do festival publicado após as críticas não conta com o nome do grupo.
 
Pelas redes sociais, o festival se manifestou e afirmou que reformulou o evento, "guardando a data dos artistas já anunciados, que já estiveram conosco em outras oportunidades, para um próximo momento nômade".
 
"Foi um dia de muita reflexão e troca de ideias com parceiros, amigos, e colegas, mas, principalmente, um dia de muita escuta! Estivemos atentes a todos os posicionamentos de vocês, que são quem faz a plataforma #MundoNômade ser única", afirmou o evento sobre os comentários. (Veja comunicado completo ao final da matéria).
 
Críticas ao festival
Após o anúncio da programação do Festival Nômade, artistas e fãs foram às redes sociais para criticar e cobrar a presença de artistas negros na programação do evento.
 
O rapper Rico Dalasan escreveu em suas redes: "Artista brancos não tem vergonha de aceitar convites que esbarram inclusive no seu anti-racismo de boca. Já nós vivemos cuidando pra não cair em mais uma cilada constrangedora." ele ainda compartilhou uma série de artistas que convocaria caso estivesse na curadoria do evento.
 
A cantora Xênia França também fez um longo desabafo em suas redes sociais.
 
"Hoje acordei bombardeada de tags no post que anuncia a vinda de Erikah Badu à São Paulo. E surpreendendo um total de zero pessoas, estava anunciado também o line up de abertura do show. Totalmente desconectado do momento presente, dado que essa artista é uma instituição da cultura preta mundial e todo mundo sabe que ela dialoga com diversos artistas da música preta brasileira atual."
 
"Me tornei de certa forma abstêmia em falar o óbvio e ficar educando branquitude de graça, porque além de me perguntar se tem alguém ouvindo e agindo, é exaustivo ser pautada mais pelo racismo do que pelo trabalho que estou fazendo", escreveu a cantora.
 
Comunicado Bala Desejo
"Ontem fomos anunciados como uma das bandas de abertura do show de Erykah Badu em São Paulo.
 
Aceitamos o convite antes de saber exatamente quais seriam os artistas do line up e a programação completa do festival. Como uma banda, buscamos sempre estar próximos do público, mas é preciso que o público esteja próximo também de toda uma cena pulsante que, muitas vezes, fica à margem desse olhar curatorial. Depois do ocorrido e em respeito ao público que de pronto se posicionou assertivamente, decidimos NÃO participar mais desse evento.
 
Esperamos ser substituídos por muitos dos talentos da música preta brasileira, alguém que dialogue diretamente com o legado de Badu. Há muitos artistas com mais propriedade para ocupar esse lugar do que nós.
 
E que todos os festivais do Brasil se conscientizem da necessidade mais que urgente de construir line ups que contemplem as questões de representatividade e que respeitem a história e os contextos no qual cada manifestação artística se dá. Existem inúmeras opções de artistas brilhantes para compor as programações e não concordamos com a ausência deles.
 
Esperamos que o festival se pronuncie e opere as mudanças mais do que necessárias.
 
Comunicado Céu
Tomei a decisão de cancelar a minha apresentação de “Catch a Fire” na abertura do show da Erykah Badu em São Paulo.
 
Da minha parte, deixo aqui registrado que durante a apresentação do nosso show o palco teria mulheres pretas preferencialmente, artistas pretos majoritariamente, tendo sido essa, uma condição imposta por mim mesma.
 
Isso se daria não só na banda, mas também com uma artista extra, escolhida para uma participação especial, que ainda estava em negociação. Alguém com conexão direta com o legado dos artistas evocados nesta noite de celebração.
 
Essa era uma iniciativa minha para uma celebração do “Catch a Fire” se desse em sua totalidade, plenitude e potência, abrindo caminhos e se conectando diretamente com a estrela da noite, Erykah Badu, na esperança de um olhar mais inclusivo, amoroso e renovado alinhado com uma sociedade mais justa.
 
Comunicado Festival Nômade
"Ontem foi um dia de muita reflexão e troca de ideias com parceiros, amigos, e colegas, mas, principalmente, um dia de muita escuta!
 
Estivemos atentes a todos os posicionamentos de vocês, que são quem faz a plataforma #MundoNômade ser única.
 
Pensando nisso, em comum acordo com nossos artistas parceiros, reformulamos o #NômadeApresenta Erykah Badu, que acontece dia 22 de janeiro de 2023, guardando a data dos artistas já anunciados, que já estiveram conosco em outras oportunidades, para um próximo momento nômade.
 
Nossa equipe está muito grata e honrada de trazer a icônica Erykah Badu para São Paulo no ano que vem, e esperamos receber vocês em um dia marcante de muita celebração e energia boa.
 
Para esse dia, vamos trazer a potência de mulheres únicas e que admiramos da cena brasileira, que serão divulgadas muito em breve.
 
Agradecemos imensamente o carinho do nosso público e estamos ansiosos pelos nossos próximos momentos juntos em dezembro deste ano, janeiro e maio do ano que vem.
 
Estamos aqui sempre, como uma plataforma plural, diversa e que busca sempre expandir a cena musical. Nos vemos em breve."
 
 
 
Fonte: g1
Clique para ampliar
{loadscriptspadrao__}