AGORA
NO AR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carregando...
CARREGANDO ...
A SEGUIR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carragando ...

Notícias

24 Maio de 2023

Projeto Marias realiza exposição Expressões no Cárcere Feminino

O projeto de extensão “Marias: Corpo e Linguagem na Instituição Prisional” é desenvolvido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates no Presídio Estadual Feminino de Lajeado. O projeto busca contribuir para a humanização do cárcere e a qualificação das relações, promovendo a atenção, o cuidado e a comunicação das mulheres privadas de liberdade, auxiliando a comunidade em diferentes dimensões.

Com esse objetivo o projeto está realizando a exposição “Expressões no Cárcere Feminino”, que apresenta imagens e textos da comunidade do presídio, bem como de voluntárias do projeto. O material exposto dá visibilidade às experiências de corpos provocados pelo movimento, ao uso de diferentes linguagens e a experimentações em arte. 

A mostra estará disponível para visitação no Prédio 9 da Univates, gratuitamente, até 30 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 22h30min, e nos sábados, das 8h às 12h. 

Novas histórias

Antes da abertura da exposição, que ocorreu na terça-feira, 23, ocorreu no auditório do Prédio 9 da Instituição, uma palestra com o lançamento do projeto social Nova História, voltado para egressos do sistema prisional. A iniciativa é do Conselho da Comunidade para a Assistência aos Egressos do Sistema Prisional de Lajeado, em parceria com a Univates. Interessados em saber mais sobre o projeto podem realizar contato com novahistorialajeado@gmail.com.

As ações 

O lançamento do projeto Nova História e a exposição “Expressões no Cárcere Feminino” - visam a marcar o Dia Nacional do Detento, que é em 24 de maio, por meio de convite à sociedade para refletir sobre as causas e critérios que levam ao encarceramento em massa, bem como sobre a situação e condições da população carcerária brasileira, tanto durante o cumprimento de penas como após o fim delas.

Clique para ampliar
{loadscriptspadrao__}