AGORA
NO AR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carregando...
CARREGANDO ...
A SEGUIR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carragando ...

Notícias

07 Junho de 2023

Autoridades dos EUA definem show de Roger Waters como “ofensivo aos judeus”

O show realizado por Roger Waters mês passado em Berlim, na Alemanha, com a turnê “This is Not a Drill”, segue gerando problemas. Desta vez, o Departamento de Estado dos Estados Unidos analisou a apresentação realizada em maio e a considerou “profundamente ofensiva” aos judeus.

Durante a performance, como é de praxe há anos, o artista usou uma roupa inspirada no uniforme dos soldados nazistas para a execução da música “In the Flesh”. Ainda que tenha vestido tais peças como crítica ou sátira, é proibido fazer alusão a imagens, símbolos e gestos nazistas na Alemanha, independentemente do contexto e, por isso, ele está sendo investigado pela polícia alemã. 

Outros pontos de crítica estiveram relacionados à presença de um porco inflável com diversos símbolos, incluindo a Estrela de Davi, no palco e à menção no telão a Anne Frank. A jovem judia teve seu diário popularizado em todo o mundo ao relatar como sua família se escondia do regime nazista até que foram encontrados, levados a campos de concentração e executados. Ela foi citada por Waters junto à jornalista palestina Shireen Abu Akleh, assassinada pelo exército israelense em maio do ano passado, aos 51 anos, enquanto cobria os conflitos na Faixa de Gaza. Na ocasião, a profissional estava identificada como imprensa; mesmo assim, foi alvejada. Investigações da ONU levaram aos autores do crime.

Diante de tais detalhes, a embaixadora Deborah Lipstadt, cujo trabalho envolve o monitoramento e o combate ao antissemitismo em território americano, emitiu sua opinião no Twitter. Nas palavras da historiadora, o ex-integrante do Pink Floyd “distorce o Holocausto”. 

Manifestação de Roger Waters


Com a repercussão do concerto em Berlim, Roger Waters foi às redes sociais no fim do mês passado. O músico explicou o contexto do show e defendeu sua posição:

“Minha recente apresentação em Berlim atraiu ataques de má-fé daqueles que querem me caluniar e me silenciar porque discordam de minhas opiniões políticas e princípios morais. Os elementos de minha performance que foram questionados são claramente uma declaração em oposição ao fascismo, injustiça e fanatismo em todas as suas formas. As tentativas de retratar esses elementos como algo diferente são dissimuladas e politicamente motivadas. A representação de um demagogo fascista desequilibrado tem sido uma característica dos meus shows desde ‘The Wall’, do Pink Floyd, em 1980.

Passei minha vida inteira falando contra o autoritarismo e a opressão onde quer que os veja. Quando eu era criança, depois da guerra, o nome de Anne Frank era frequentemente falado em nossa casa. Ela se tornou um lembrete permanente do que acontece quando o fascismo não é controlado. Meus pais lutaram contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial, com meu pai pagando o preço definitivo com sua vida. Independentemente das consequências dos ataques contra mim, continuarei a condenar a injustiça e todos aqueles que a cometem.

Fonte: igormiranda.com.br/

Clique para ampliar
{loadscriptspadrao__}