AGORA
NO AR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carregando...
CARREGANDO ...
A SEGUIR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carragando ...

Notícias

01 Abril de 2024

Frank Jorge expõe influências no primeiro álbum solo em espanhol

É natural que Frank Jorge esteja lançando neste mês de março de 2024 um álbum solo inteiramente cantado em espanhol, Un tipo muy raro, com capa que expõe o artista de 57 anos na arte do designer Victor Hugo Cecatto. Tanto pelo fato de já na infância Jorge ter ouvido tangos na voz da mãe, Marlene, como pelas atuais circunstâncias de vida deste cantor, compositor e músico gaúcho nascido Jorge Otávio Pinto Pouey de Oliveira, em Porto Alegre (RS), em 20 de setembro de 1966.

É que, desde outubro de 2023, o artista tem se dividido entre a cidade natal e a capital da Argentina, Buenos Aires, para acompanhar a filha Glória na luta contra câncer do tipo Linfoma de Hodkin, diagnosticado naquele mês.

No álbum Un tipo muy raro, Frank Jorge sintetiza influências e circunstâncias ao longo de oito músicas compostas e cantadas em espanhol – e por influências deve-se entender mosaico sonoro em que cabe o chamamé dos Pampas, Jovem Guarda, música brega, o tango portenho e o rock do Elvis britânico, o Costello.

Para quem dissocia o nome do som, Frank Jorge é referência no universo do rock grande do Sul como integrante de grupos como Os Cascavelletes (1986 – 1989) e Graforréia Xilarmônica, banda da qual foi o mentor desde a criação em 1987.

Na discografia solo iniciada por Jorge em 2000, ano do álbum Carteira nacional de apaixonado, sempre ouve flertes com a música latino-americana, coerentes com artista residente longe demais das capitais, mas perto da Argentina e de outros países da América do Sul de língua hispânica.

Sétimo álbum de estúdio da discografia solo do artista, lançado em 8 de março pelo selo Javali Muito Mais, Un tipo muy raro traz no repertório inteiramente autoral as músicas La vida, Inseguridad, Vendedor ambulante, Tiempo, Alguién para amar, Podés decir así, Místicos paraguas e La falta.

Fonte: g1.globo.com/pop-arte

Clique para ampliar
{loadscriptspadrao__}