USANDO AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: IDENTIFICAÇÃO, COMPREENSÃO E ANÁLISE NAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES

Autores

  • Flávia Capalonga Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Maria Claudete Schorr Wildner Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i4a2018.2034

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. Educação Profissional. Estudantes.

Resumo

O presente artigo aborda o conceito de metodologias ativas e as principais transformações que estão ocorrendo nos processos de ensino aprendizagem. Entendem-se essas como novas práticas pedagógicas que consistem em colocar o aluno como protagonista na construção da aprendizagem, diferenciando do método tradicional. Por conta disso, foi realizado um estudo com estudantes de diferentes cursos técnicos profissionalizantes de uma instituição de ensino do Vale do Taquari - Rio Grande do Sul, a fim de ter melhor clareza sobre suas percepções diante das metodologias ativas utilizadas por seus docentes em sala de aula e sobre as possíveis capacidades que são por eles desenvolvidas na construção do conhecimento. Pelos resultados obtidos, conclui-se que usar práticas pedagógicas inovadoras, bem como usufruí-las da melhor maneira, os estudantes as identificam e as consideram benéficas para o seu desenvolvimento estudantil e profissional. Além disso, acredita-se que quando docentes e discentes atuam juntos, os processos de aprendizagem e de ensino são mais eficazes.

Biografia do Autor

Flávia Capalonga, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Especialista em Docência na Educação Profissional

Maria Claudete Schorr Wildner, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui Licenciatura em Computação pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2003), especialização em Tecnologias em Educação pela PUC - Rio (2010) e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas pelo Centro Universitário UNIVATES (2015). Atualmente é professora do Centro Universitário UNIVATES e professora do Colégio Cenecista João Batista de Mello - CNEC Lajeado. Desde 2004 coordena os projetos de Informática e Robótica do Colégio Cenecista João Batista de Mello. Tem experiência em Informática, com ênfase em Tecnologias na Educação.

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

CAPALONGA, Flávia; SCHORR WILDNER, Maria Claudete. USANDO AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: IDENTIFICAÇÃO, COMPREENSÃO E ANÁLISE NAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 4, 2018. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v10i4a2018.2034. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2034. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas