ESTUDO DE DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NOS ANOS DE 2018 A 2022 COM A ABORDAGEM DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v15i4a2023.3589

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Questões Sociocientíficas, Ensino Fundamental

Resumo

O presente texto é resultado da pesquisa que teve como objetivo analisar dissertações que abordam Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de ciências do ensino fundamental. Esta abordagem nas aulas de ciências é importante para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos, como a reflexão crítica e a resolução de problemas do cotidiano, buscando formar cidadãos críticos e conscientes. É enfatizada a importância da aprendizagem significativa e da participação ativa do aluno, bem como a utilização das QSC para promover o debate e desenvolver o raciocínio crítico dos alunos. Para a realização do estudo proposto, foram analisadas dissertações dos bancos de dados da CAPES e da BDTD, com um recorte temporal de 5 anos. Com a finalidade de identificar o uso das QSC nas aulas de ciências do ensino fundamental e perceber quais os temas relevantes que ainda necessitam de investigação e aprimoramento dos métodos de ensino e aprendizagem. Foram analisadas onze dissertações em que a abordagem de pesquisa utilizada por todas foi a qualitativa, utilizando como métodos de coleta de dados principalmente questionário, entrevistas e sequências didáticas. Os temas que podem ser destacados são alimentação e agrotóxicos.

Biografia do Autor

Jean Carlos Soares de Oliveira, IFMT

Professor de Ciências atuante na rede pública de ensino básico desde (2017) em Primavera do Leste-MT, Especialista em Ensino em Ciências da Natureza pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2018), graduado em Licenciatura em Ciências da Natureza pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2015), bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, atuante no PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: 2014 – 2015. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino no IFMT.

Ana Claudia Tasinaffo Alves, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências (REAMEC); Mestrado em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso. Possui Especialização em Química pela Universidade Federal de Lavras Pólo UFMT. Possui Graduação em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1998) e Graduação em Ciências da Natureza - com habilitação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Foi orientadora do programa Residência Pedagógica/Capes para os cursos de Licenciatura em Biologia, Ciências da Natureza - Química e Física, no núcleo IFMT - Campus Confresa. Atualmente é professora e Diretora de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa. Tem experiência docente na área de Química Ensino Médio, Ensino Médio Técnico, Físico- Química e Química Geral no Ensino Superior. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso (LabPEQ-UFMT) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa).

Downloads

Publicado

27-12-2023

Como Citar

OLIVEIRA, Jean Carlos Soares de; TASINAFFO ALVES, Ana Claudia. ESTUDO DE DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NOS ANOS DE 2018 A 2022 COM A ABORDAGEM DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 15, n. 4, 2023. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v15i4a2023.3589. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3589. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas