Tecido Muscular

O tecido muscular é constituído por células alongadas contendo grande quantidade de filamentos citoplasmáticos de proteínas contráteis, que geram as forças necessárias para a contração desse tecido, utilizando a energia contida nas moléculas de ATP.

As células possuem origem mesodérmica, diferenciando-se pela síntese de proteínas filamentosas, concomitantemente ao alongamento das células. De acordo com as suas características morfológicas e funcionais, o tecido muscular pode ser de três tipos: o músculo estriado esquelético, que é formado por feixes de células cilíndricas muito longas e multinucleadas, apresentando estriações transversais; o músculo estriado cardíaco, que também apresenta estrias transversais, é formado por células alongadas e ramificadas, unidas por meio dos discos intercalares; e o músculo liso, formado por aglomerados de células fusiformes que não possuem estrias transversais.

Indicação de livros:

  • Essas informações se encontram no capítulo 9 do livro:
  • JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
  • E também se encontram no capítulo 11 do e-book disponível no acervo digital da Univates, clicando na opção Minha Biblioteca:
  • ABRAHAMSOHN, P. Histologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.