Tecido Nervoso

O tecido nervoso é distribuído no organismo, interligando-se e formando uma rede de comunicação, constituindo o sistema nervoso. Esse sistema é dividido em: sistema nervoso central (SNC), formado pelo encéfalo, constituintes neurais do sistema fotorreceptor e medula espinal, e o sistema nervoso periférico (SNP), formado pelos nervos e por pequenos agregados de células nervosas, os gânglios nervosos.

O tecido nervoso apresenta dois componentes principais: os neurônios, células geralmente com longos prolongamentos, e vários tipos de células da glia ou neuroglia, que sustentam os neurônios e participam de outras funções.

No SNC há uma segregação entre os corpos celulares dos neurônios e os prolongamentos, formando duas porções distintas presentes no encéfalo e na medula espinal, a substância branca, que contém a mielina, que envolve determinados prolongamentos dos neurônios (axônios), e a substância cinzenta, que é formada por corpos celulares dos neurônios e células da glia e também contendo prolongamento de neurônios.

As funções principais do sistema nervoso são: detectar, transmitir, analisar e utilizar as informações geradas pelos estímulos sensoriais exercidos pelo calor, luz, energia mecânica e modificações químicas do ambiente interno e externo, organizar e coordenar, direta ou indiretamente, o funcionamento de quase todas as funções do organismo, como as funções motoras, viscerais, endócrinas e psíquicas.

Indicação de livros:

  • Essas informações se encontram no capítulo 10 do livro:
  • JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
  • E também se encontram no capítulo 12 do e-book disponível no acervo digital da Univates, clicando na opção Minha Biblioteca:
  • ABRAHAMSOHN, P. Histologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.