Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Compreensão textual 4 - Calvin

thumb
  • Data envio:

    2015-02-23
  • Idioma: 

    Português
  • Descrição:

    O objeto integra uma coletânea de exercícios relativos ao tema compreensão textual, desenvolvidos ao longo do projeto de extensão “O ensino de estratégias de leitura: propostas de intervenção por meio de objetos virtuais de aprendizagem”, pela Univates, em 2014. Neste objeto de aprendizagem, está sendo explorada sua capacidade de perceber a interação entre elementos de linguagem verbal, que dizem respeito às palavras, e de linguagem não-verbal, que dizem respeito às imagens, o que complexifica o sentido do texto. Além do mais, por se tratar de textos de humor, há pistas linguísticas que garantem sentidos implícitos ao texto. Mas, afinal, o que são implícitos? São os sentidos produzidos pelas palavras, mas não expressos formalmente. São subentendidos que um leitor hábil deve perceber. Saber reconhecê-los é, portanto, uma habilidade muito importante a ser desenvolvida!

    Foi desenvolvido no formato Html, com apoio do software Hot Potatoes.

  • Tutorial

    O objeto pode ser utilizado de forma online. Atente para os feedbacks, pois, mais do informar se você acertou uma questão, eles apresentam informações que podem auxiliar a desenvolver a habilidade de compreender textos.

  • Palavra(s)-chave: 

    compreensão textual, competência leitora, ensino de língua portuguesa, leitura

Mais informações

Ciclo de vida:

  • Versão: 

    1,0
  • Status: 

    Editado
  • Entidades que contribuiram: 

    Univates
  • Tipo de contribuição: 

    Editor

Direitos

  • A utilização do objeto requer pagamento: 

    Não
  • CreativeCommons: 

    Permite adaptações do trabalho para uso não comercial;

Educacional

  • Modo predominante de aprendizagem: 

    Ativa
  • Tipo de objeto: 

    Exercício
  • Grau de interatividade: 

    Médio
  • Tipo de usuário: 

    Estudante
  • Contexto: 

    Escola - anos finais
  • Idade do usuário final esperado: 

    Adolescente
  • Sugestões de uso do objeto: 


Requisitos técnicos

  • Tamanho: 

    2,7M