Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Compreensão textual 7 - Online

thumb
  • Data envio:

    2015-02-25
  • Idioma: 

    Português
  • Descrição:

    O objeto integra uma coletânea de exercícios relativos ao tema compreensão textual, desenvolvidos ao longo do projeto de extensão “O ensino de estratégias de leitura: propostas de intervenção por meio de objetos virtuais de aprendizagem”, pela Univates, em 2014. As atividades deste objeto de aprendizagem exploram sua capacidade de perceber de que modo o título do texto pode influenciar o sentido de todo o texto. Além disso, explora-se, também, a habilidade de perceber os sentidos das entrelinhas, dos implícitos, daquilo que não está escrito por meio das palavras, mas deve ser compreendido pelo sentido que elas evocam. Atente, também, ao fato de que, por ser um miniconto, o tempero literário por si só garante complexidade de significações, já que um enunciado pode ter mais de um sentido, dependendo do contexto. Essa propriedade das palavras é o que chamamos de polissemia.

    Foi desenvolvido no formato Html, com apoio do software Hot Potatoes.

  • Tutorial

    O objeto pode ser utilizado de forma online. Atente para os feedbacks, pois, mais do informar se você acertou uma questão, eles apresentam informações que podem auxiliar a desenvolver a habilidade de compreender textos.

  • Palavra(s)-chave: 

    compreensão textual, competência leitora, ensino de língua portuguesa, leitura.

Mais informações

Ciclo de vida:

  • Versão: 

    1.0
  • Status: 

    Editado
  • Entidades que contribuiram: 

    Univates
  • Tipo de contribuição: 

    Editor

Direitos

  • A utilização do objeto requer pagamento: 

    Não
  • CreativeCommons: 

    Permite adaptações do trabalho para uso não comercial;

Educacional

  • Modo predominante de aprendizagem: 

    Ativa
  • Tipo de objeto: 

    Exercício
  • Grau de interatividade: 

    Médio
  • Tipo de usuário: 

    Estudante
  • Contexto: 

    Escola - anos finais
  • Idade do usuário final esperado: 

    Adolescente
  • Sugestões de uso do objeto: 


Requisitos técnicos

  • Tamanho: 

    1,1M