Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Compreensão textual - Coletânea Completa

thumb
  • Data envio:

    2015-02-25
  • Idioma: 

    Português
  • Descrição:

    O projeto de extensão ?O ensino de estratégias de leitura: propostas de intervenção por meio de objetos virtuais de aprendizagem?, desenvolvido pela Univates ao longo de 2014, tem por objetivo promover o aprimoramento do ensino da leitura na Educação Básica e Superior. Na proposta, entende-se que competência leitora consiste na capacidade de um leitor interagir com o texto. Para tanto, cada sujeito mobiliza ferramentas de natureza cognitiva e metacognitiva que o auxiliam a construir os sentidos dos textos através da produção de inferências (DEHAENE, 2011; FERSTL, 2012; KINTCH & RAWSON, 2013). Dentre as ações desenvolvidas, destaca-se a elaboração de um conjunto de dez objetos virtuais de aprendizagem, cujo foco é a promoção de estratégias de compreensão textual. Nestes objetos, desenvolvidos com apoio do software Hot Potatoes, propõe-se que o feedback se constitua como um recurso de aprendizagem, na medida em que auxilia o interlocutor a tomar consciência das estratégias utilizadas para compreender cada texto. Mais do que compreender os textos envolvidos nos objetos, busca-se promover a apropriação destas estratégias, promovendo, assim, o desenvolvimento da competência leitora.
  • Tutorial

    O objeto pode ser utilizado de forma online. Atente para os feedbacks, pois, mais do informar se você acertou uma questão, eles apresentam informações que podem auxiliar a desenvolver a habilidade de compreender textos.
  • Palavra(s)-chave: 

    compreensão textual, competência leitora, ensino de língua portuguesa, leitura.

Mais informações

Ciclo de vida:

  • Versão: 

  • Status: 

    Rascunho
  • Entidades que contribuiram: 

  • Tipo de contribuição: 

    Editor

Direitos

  • A utilização do objeto requer pagamento: 

    Não
  • CreativeCommons: 

    Permite adaptações do trabalho para uso não comercial;

Educacional

  • Modo predominante de aprendizagem: 

    Ativa
  • Tipo de objeto: 

    Exercício
  • Grau de interatividade: 

    Médio
  • Tipo de usuário: 

    Estudante
  • Contexto: 

    Escola - anos finais
  • Idade do usuário final esperado: 

    Adolescente
  • Sugestões de uso do objeto: 


Requisitos técnicos

  • Tamanho: 

    32M