Teatro Univates inicia segundo semestre do ano letivo com nova programação virtual

Postado as 29/07/2020 13:35:20

Por Liniker Pereira Duarte

O primeiro semestre letivo de 2020 foi marcado pela virtualização de grande parte das atividades da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O momento também foi marcado por uma série de eventos culturais onlines e gratuitos para fomentar a arte e cultura na nossa região. Para o segundo semestre, o Teatro Univates oferece novos encontros com a cultura, entretenimento e informação de forma virtual com o seu público, levando o palco do Teatro até a casa das pessoas. As transmissões acontecem nos canais do Teatro Univates nas redes sociais (@teatrounivates).

Programação virtual

Acervo pessoal

5 de agosto – Live com Maria Maya

A live terá como tema a peça dirigida pela atriz e diretora, “Através da Íris”, e aspectos da sua carreira. Será transmitida a partir das 20h nos perfis do Instagram @maria_maya e @teatrounivates.

O espetáculo é dirigido por Maya e traz a vida e obra de uma das mulheres mais requisitadas no mundo da moda e do design, a também nonagenária, norte-americana Iris Apfel. Devido à pandemia, a peça foi suspensa e transferida para 2021, e essa live será um bate-papo sobre o processo de construção e montagem do espetáculo, curiosidades da adaptação e da vida nos palcos, bem como aspectos importantes da carreira da atriz global.

Maria Maya é bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio) e formada pela Oficina de Direção da Rede Globo de Televisão.  Iniciou sua trajetória artística como atriz no teatro e na TV, com personagens relevantes, participou das novelas ‘Cara e Coroa’, ‘Salsa Merengue’, ‘Senhora do Destino’, ‘Cobras e Lagartos’, ‘Caminhos da Índias’, ‘Aquele Beijo’, e das minisséries ‘Hilda Furacão’, ‘Quinto dos Infernos’ e ‘A Muralha’.

Thiago Trindade

14 de agosto  – Bate-papo com Jair Kobe – Às 20h30min, no Instagram do Teatro Univates.

Jair Kobe é o criador de um dos personagens mais emblemáticos do Rio Grande do Sul, o Guri de Uruguaiana. Ele vai estar conversando conosco nesta live sobre tradição gaúcha, os desafios da arte e cultura em nosso estado, bem como musicalidade em tempos de isolamento social.

Nos palcos Jair possui em espetáculo super engraçado e interativo chamado o programa do Guri, intitulado por ele como sendo “o programa de auditório mais amado do Rio Grande”. Atualmente, nas redes sociais, Jair lançou um novo produto cultural: A “Live do Guri”. Neste formato virtual e ao vivo, o personagem se apresenta às quintas feiras, fazendo perguntas para o público que tem a chance de, ao acertar, ganhar de presente o DVD do Guri.

Objetivo fotografia

21 de agosto – Live acústica com Walter Silva  - Às 20h, no Youtube do Teatro Univates.

Walter Silva é músico, cantor e compositor no Vale do Taquari. Com mais de quinze anos de carreira e experiências variadas no meio musical, ele trará o seu violão ao palco do Teatro Univates para um bate-papo sobre a musicalização na educação básica e a importância da música como terapia, com o também colega de profissão, Conrado Vier. A noite será embalada com o melhor do MPB e o Pop/Indie internacional.

Além dos palcos, Walter Silva sempre esteve envolvido na área de educação e saúde mental, tendo trabalho em lugares como APAE, SAIDAN, CAPS, CRAS, levando música, cultura e arte para onde for. Além disso, também foi maestro da Orquestra do Colégio Sinodal Conventos, de Lajeado.

Rafael Berleze

4 de setembro - Live com Hique Gomez parte II -  Às 20h30min no Facebook e no Youtube do Teatro Univates.

Hique Gomez esteve quatro vezes na Univates, as duas primeiras com “Tangos e Tragédias” e na terceira vez, em 2018, o ator dividiu o palco do Teatro com a atriz Simone Rasslan, em “A Sbørnia Køntr’AtRacka”. Por muitos anos nos palcos gaúchos, Kraunus, personagem de Hique Gomez em “Tangos e Tragédias”, fez sucesso entre os fãs da saga Sborniana.

Na quarta vez, através de uma Live realizada, Hique conversou com Pablo Capalonga, diretor do grupo de Teatro da Univates sobre aspectos do universo da Sbørnia, mostrando através de música e de imagens, lembranças do espetáculo que ficou por 30 anos em cartaz.

Agora Hique volta para conversar sobre o processo criativo de seu personagem e de sua obra literária que aborda o mundo da Sbornia “Para além da Sbørnia”, e sobre o filme “Até que a Sbørnia nos separe”; disponível no Now.

Informações

Para mais informações, interessados podem entrar em contato pelo e-mail teatro@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946.