Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

18
Ago
19h30min

18/08 Quinta-feira

Livre para todos os públicos

Ingressos

Entrada Franca - Na noite do evento, pede-se a doação de 1kg de alimento não perecível, que serão destinados ao Projeto Mesa Brasil do SESC.


Inscrição Online

A atividade faz parte da programação da 16ª Feira do Livro de Lajeado - Centenário José Saramago e as Janelas Literárias.

No dia 18/08/22, às 19h30min teremos um momento muito especial no Teatro Univates. Trata-se do bate-papo com o sociólogo, poeta, roteirista e escritor angolano, mundialmente premiado, Ondjaki. 
 
A conversa será conduzida pelas professoras Rosiene Haetinger e Rosane Cardoso, e abordará  temas como literatura, processos criativos e identidade.
 
O evento faz parte da programação oficial da 16ª Feira do Livro de Lajeado, e é uma produção conjunta do Setor de Cultura e Eventos da Univates juntamente com SESC Lajeado e SECEL.
 
Compareça, pois será uma experiência muito enriquecedora.
 
Será emitido certificado a todos os participantes inscritos.

Sobre o palestrante
 
Nadalu de Almeida, conhecido como Ondjaki, nasceu em Luanda, Angola, em 1977. Sociólogo, poeta, roteirista e principalmente escritor. Faz parte da primeira geração de angolanos que cresceu em um país independente, embora em guerra. Sua literatura, no entanto, não é exatamente um eco dessa guerra. É um diálogo entre memórias e questões sócio-políticas. Uma história na voz de uma criança repleta de recordações. E que fala de esperança e encantamentos, vividos numa terra sofrida. Em 2000, obtém o segundo lugar no concurso literário António Jacinto realizado em Angola, e publica o primeiro livro, Actu Sanguíneu. Depois de estudar por seis meses em Nova Iorque na Universidade de Columbia, filma com Kiluanje Liberdade o documentário Oxalá cresçam pitangas - histórias da Luanda. As suas obras foram traduzidas para diversas línguas, entre elas francês, inglês, alemão, italiano, espanhol e chinês. Foi laureado pelo Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco em 2007, pelo seu livro Os da Minha Rua. Recebeu, na Etiópia, o prémio Grinzane por melhor escritor africano de 2008. Em Outubro de 2010 ganhou, no Brasil, o Prémio Jabuti, na categoria Juvenil, com o romance Avó Dezanove e o Segredo do Soviético. Outro de seus livros publicados no Brasil é Bom dia camaradas (2006). Alguns de seus livros: Quantas Madrugadas Tem A Noite (romance, 2004); E se Amanhã o Medo (contos, 2005); Os da minha rua (contos, 2007); Avó Dezanove e o segredo do soviético (romance, 2008); Materiais para confecção de um espanador de tristezas (poesia, 2009); Os vivos, o morto e o peixe-frito (ed. brasileira / teatro, 2009); O voo do Golfinho (infantil, 2009); dentro de mim faz Sul, seguido de Acto sanguíneo (poesia, 2010), Avó dezanove e o segredo soviético. (Cia. das Letras, 2012).
 
Prémios recebidos:
 
2000 – Menção Honrosa no Prémio António Jacinto, com Actu Sanguíneu (poesia) 2004 – Prémio Sagrada Esperança com E se amanhã o medo (contos) 
2005 – Prémio Literário António Paulouro com E se amanhã o medo (contos) 
2007 – Finalista do Prémio Portugal Telecom com Bom dia Camaradas 
2007 – Grande Prémio APE com Os da minha rua 
2008 – Finalista do Prémio Portugal Telecom, com Os da minha rua 
2008 – Grinzane for Africa Prize – Young Writer 
2010 – Prémio FNLIJ “literatura em Língua Portuguesa”, com Avó Dezanove e o segredo do soviético 
2010 – Prémio Jabuti, categoria ‘juvenil’, com o livro Avó Dezanove e o segredo do soviético 2010 – Finalista do Prémio São Paulo de Literatura , com Avó Dezanove e o segredo do soviético 
2010 – Finalista do Prémio Portugal Telecom com Avó Dezanove e o segredo do soviético 2011 – Prémio Caxinde do Conto Infantil, com Ombela, a estória das chuvas 
2012 – Prémio Bissaya Barreto , com A bicicleta que tinha bigodes 
2013 – Prémio FNLIJ “literatura em Língua Portuguesa”, com A bicicleta que tinha bigodes 2013 – Prémio José Saramago pela obra Os transparentes 
2014 – Prémio FNLIJ “literatura em Língua Portuguesa”, com Uma escuridão bonita
 
 
Sobre a 16ª Feira do Livro de Lajeado

A feira será realizada entre os dias 17 e 21 de agosto e neste ano voltará a acontecer na Praça da Matriz, no Centro. Em alusão ao centenário de nascimento do autor português José Saramago, o tema será “Janelas Literárias”. A patrona é a escritora e professora Ivete Kist, e o homenageado o historiador e escritor Waldemar Richter.

Confira toda a programação da 16ª Feira do Livro de Lajeado clicando aqui

 

Realização

SESC - Serviço Social do Comércio de Lajeado/RS e Prefeitura Municipal de Lajeado/RS - Secretaria da Educação Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer.

Apoio Cultural:
Univates
Academia Literária do Vale do Taquari (ALIVAT)
Colégio Estadual Pres. Castelo Branco
Paróquia Santo Inácio de Loyola

Apoio Institucional:
Grupo A Hora
Grupo Independente



MAPA DE ASSENTOS

Última atualização: 26/07/2022 14:10:39