Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Disciplinas

SEMESTRES

COMPONENTES CURRICULARES

SEMESTRE 1
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA (44513)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Noções conceituais e práticas envolvendo juros, taxas, lucro bruto, lucro líquido, descontos, porcentagem e rendas. Planejamento financeiro. Caixa. Contas a pagar e a receber. Controle de bancos. Orçamento. Uso correto da calculadora.


ADMINISTRAÇÃO RURAL (62201)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Noções Gerais de Administração. Organizações no Agronegócio. Empresa rural. Ambiente da empresa rural. Processo administrativo na perspectiva de gestão do agronegócio. Funções administrativas na perspectiva de gestão do agronegócio. Planejamento estratégico nas organizações rurais.


COMUNICAÇÃO PESSOAL (44516)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Expressão corporal, gestos e expressões. Posicionamento do orador. Colocação da voz. Técnicas para melhorar a dicção. Fases e elaboração do discurso. Atenção do público. Postura, apresentação e marketing pessoal.


INFORMÁTICA E COMÉRCIO ELETRÔNICO (44514)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Conhecimentos básicos sobre a microinformática. Noções de sistemas de informação. Formatação de documentos. Elaboração de planilhas, banco de dados. Internet: ferramenta para novas estratégias de aprendizagem e de trabalho, solução de desafios do dia a dia e comunicação com clientes. Comércio eletrônico. E-commerce.


PORTUGUÊS (44511)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Estudo e interpretação de textos e vocabulário. Regras gramaticais da Língua Portuguesa. Utilização de recursos bibliográficos em pesquisas. Elaboração de textos argumentativos e correspondências comerciais. Elaboração e apresentação de pesquisas, relatórios, contratos, atas, entre outros documentos.


SISTEMAS DE PRODUÇÃO EM AGRONEGÓCIO (62202)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Introdução aos Sistemas de Produção. Análise de cadeias produtivas. Sistemas de produção vegetal. Sistemas de produção animal. Produção no agronegócio. Sistemas integrados. Estratégias do setor produtivo. As principais criações zootécnicas e produções vegetais. Relações entre a produção agrícola e pecuária. Desenvolvimento de processos integrados e específicos das atividades de produção animal e vegetal (agricultura, pecuária, fruticultura, silvicultura, etc.). Sistemas agroindustriais. Tecnologias de produtos agropecuários.


SEMESTRE 2
CONTABILIDADE RURAL (62204)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Fundamentos de Contabilidade. Organização contábil/administrativa (tipos de empresas: Sociedade civil, Ltda, S/A, Cooperativas...). Contabilidade agrícola. Contabilidade pecuária. Sistema de custos. Ativo biológico. Tributos em agrobusiness. O fluxo de caixa no setor rural. Títulos de crédito.


EMPREENDEDORISMO E GESTÃO ADMINISTRATIVA (44522)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Conceitos de empreendedorismo. Empreendedorismo e desenvolvimento. Micro e pequenas empresas e as formas associativas. Planejamento estratégico. Visão sistêmica da empresa, organogramas, fluxogramas. Planejamento e Organização. Técnicas e ferramentas gerenciais. A empresa e o processo de mudança. Tomada de decisão. Responsabilidade social e ambiental. Gestão e ferramentas da qualidade total.
Pré-requisitos: 
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA (44513)


GESTÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA (62205)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Fundamentos da Ciência do Solo. Sistemas de produção vegetal. Produtos e subprodutos. Práticas de conservação e preparação do solo; sistema de semeadura. Cultivares. Produção de sementes. Controle de plantas daninhas e fitossanitário. Técnicas de cultivo. Nutrição e adubação. Operação de pré-colheita e colheita. Transporte. Secagem. Armazenamento e classificação das diferentes culturas regionais. Meteorologia e climatologia Agrícola. Mecanização Agrícola.
Pré-requisitos: 
SISTEMAS DE PRODUÇÃO EM AGRONEGÓCIO (62202)


MARKETING COMERCIAL (44517)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: A Comunicação: etapas do processo. Elaboração de materiais publicitários. Elaboração de Instrumentos de Pesquisa de Satisfação ou insatisfação do cliente. Identificar características da mídia impressa e eletrônica, seu uso e avaliação do impacto em diferentes situações. Conhecer estratégias do comércio eletrônico e sua viabilidade no processo de competitividade.


RELAÇÕES HUMANAS (44515)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Formação de líderes. Treinamento. Recrutamento e Seleção. Desenvolvimento de Equipes e gerentes. Multiplicadores internos. Relações Humanas / Chefia e liderança. Ética Profissional.


SEMESTRE 3
GESTÃO DA PRODUÇÃO ANIMAL (62207)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: As principais criações zootécnicas. Introdução a Produção Animal. Fisiologia animal e nutrição. Controle de critérios zootécnicos. Melhoria genética. O agronegócio suíno. O agronegócio bovino de corte e leite. O agronegócio avicultura de corte e postura. Pequenos animais. Piscicultura, Apicultura e outros.
Pré-requisitos: 
GESTÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA (62205)


GESTÃO DO AGRONEGÓCIO (62209)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Gestão de Empreendimentos Rurais. Aspectos Socioeconômicos. Aspectos Ambientais. Gestão Financeira. Gestão Patrimonial. Gestão de Custos. Gestão e Análise de Resultados. Viabilidade econômico-financeira de uma atividade. Sistema de Indicadores de Gestão. Gestão de Serviços. Gestão da Cadeia de Suprimentos. Gestão de Marketing. Gestão de Projetos. Gestão de Pessoas e da Sucessão. Sistema de Indicadores econômicos, financeiros e gerenciais da propriedade.
Pré-requisitos: 
GESTÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA (62205)


LEGISLAÇÃO AGRÁRIA E AMBIENTAL (62210)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Direito e Legislação Aplicada ao Agronegócio. Legislação Rural. Legislação e Políticas Agrária. Código Florestal Brasileiro. Direito Ambiental. Direito Trabalhista. Avaliação, auditoria e perícia em Agronegócios.


SEGURANÇA ALIMENTAR E BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (BPF) (62212)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Legislações vigentes e higienização na indústria de alimentos. Conceitos básicos em Nutrição e as recomendações Nutricionais. Estudo de Boas práticas de fabricação (BPF), Análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) e Procedimento operacional padrão (PO). Histórico e conceito de sistemas de gestão ambiental e de gestão da qualidade. Legislações e Resoluções vigentes. Estudo das ferramentas de qualidade, Normas e Certificações Nacionais e Internacionais (ISO). Princípios e normas usuais de auditoria.
Pré-requisitos: 
SISTEMAS DE PRODUÇÃO EM AGRONEGÓCIO (62202)


TÉCNICAS DE VENDAS (44512)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Canais e estratégias de distribuição. Logística e competitividade. Franquias. Atacado e varejo. Venda pessoal e venda em equipe. Postura profissional. Estratégias de venda e técnicas de negociação para superar o mercado com produto ou serviço oferecido pela empresa. Perfil do profissional de vendas.


TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO (62211)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Noções de Desenho Técnico. Estudo dos fundamentos teóricos, práticos e operacionais da topografia, com ênfase para o levantamento, o cálculo e a representação topográfica, direcionados ao Agronegócio. Estudo e aplicação do Geoprocessamento e do Sensoriamento Remoto em análises ambientais, com ênfase na compreensão da estrutura dos dados espaciais.
Pré-requisitos: 
EXTENSÃO RURAL E ASSISTÊNCIA TÉCNICA (62203)


SEMESTRE 4
AGROECOLOGIA E PRÁTICAS PRODUTIVAS SUSTENTÁVEIS (62213)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Práticas sustentáveis de Manejo do Solo. Produção vegetal e animal orgânico versus agroquímica. Condições para a prática da agricultura orgânica. Nutrição nos sistemas de agricultura, biofertilizantes. Estratégias para o controle de plantas espontâneas, pragas e doenças. Permacultura: noções básicas (aproveitamento dos espaços da propriedade através do desenvolvimento sustentável). Manejo e tratos culturais. Rotação de Culturas. Pastagens. Cultivos e criações alternativas. Produção e qualidade de compostos. Práticas alternativas de produção agropecuária. Sistema silvipastoril. Os problemas da agricultura moderna e a sustentabilidade. Uso, manejo e conservação da biodiversidade em ecossistemas naturais agrícolas. Olericultura e plantas medicinais. Selo de qualidade. Fontes de energias renováveis e alternativas.
Pré-requisitos: 
GESTÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA (62205)


DESENVOLVIMENTO RURAL E POLÍTICAS PÚBLICAS (62206)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Conceitos de desenvolvimento. Desenvolvimentos: local e sustentável. Modelos de desenvolvimento. Instrumentos de política econômica para a agropecuária empregados na formulação de políticas públicas para setor rural. Interface entre a agropecuária e o processo de desenvolvimento no cenário recente. Políticas públicas de desenvolvimento rural e papéis das instâncias federal, estadual e municipal. Redes e sistemas locais de produção. Conselhos municipais e regionais de desenvolvimento rural. Desafios comerciais e estruturais. Multifuncionalidade. Sistemas locais de produção. Clusters. Capital social.


EXTENSÃO RURAL E ASSISTÊNCIA TÉCNICA (62203)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Histórico da Extensão Rural. Associativismo, Cooperativismo, as Novas Ruralidades e a multifuncionalidade da Agricultura Familiar. Programas e Políticas públicas para o meio rural. Métodos e técnicas na extensão rural. O modelo da Agricultura familiar frente ao agronegócio. Projetos e Planejamento para o meio rural. Agricultura familiar, campesinato, agroecologia e Economia solidária. Extensão Rural enquanto processo participativo e educativo: interface com a educação do campo. A Extensão Rural e os processos de desenvolvimento nas comunidades rurais - a perspectiva da sustentabilidade e do desenvolvimento local. A questão agrária, os movimentos sociais e o processo de desenvolvimento do campo.


PROJETO INTEGRADOR (62208)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso, através de um Plano de negócios voltado ao Agronegócio, que contemple a leitura de cenários e o contexto das disciplinas cursadas durante o Curso.


TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 21